terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O Rio Lambo e as suas águas repletas de memórias

Pouco se fala do rio Lambo, designado na gíria popular por “Peixinho do Rio”, ou até conhecido nas freguesias vizinhas como Rio de Cortegaça ou Vala de Maceda, mas este é, sem dúvida, o principal afluente da Barrinha de Esmoriz a par da ribeira de Rio Maior (esta última desagua na Barrinha a partir do lado de Paramos). O Rio Lambo, segundo apuramos, nasce em São João de Ver (Santa Maria da Feira) mas vem desembocar a Maceda, atravessando Cortegaça e Esmoriz, estabelecendo ligação à Barrinha pela sua parte sul. 
O rio Lambo tem histórias para contar. Houve tempos em que as chuvas torrenciais o fizeram transbordar, inundando várias moradias em redor. Dias atribulados que trouxeram consequências materiais aos moradores e muito trabalho árduo para a própria Protecção Civil. Mas esses foram os capítulos menos bons. 
O rio conta com uma envolvência de árvores, plantas e vegetação que cobrem as suas margens. Na rua das Britas, existe mesmo uma pequena ponte de madeira sobre o riacho que, de longe a longe, é usada por alguém para efeitos de miradouro. Recentemente, com a introdução de passadiços junto à Feira da Revenda que percorrem toda a área da Barrinha, os cidadãos podem caminhar mesmo ao lado do rio e testemunham assim a sua ligação directa à lagoa, observando, em simultâneo, a sua beleza e até alguma biodiversidade. No passado, alguns biólogos e curiosos da natureza já observaram algumas espécies no rio Lambo, elencando a presença de carpas, tainhas, lagostins, cobras de água, patos, galinhas de água, rãs, etc. 
O rio encontra-se agora menos poluído em relação às décadas anteriores, e claro isto beneficia a própria Barrinha de Esmoriz. No entanto, não se pode afirmar ainda com toda a convicção que aquele curso de água está totalmente límpido, pelo que já aconteceram algumas descargas, nos últimos anos, que motivaram queixas por parte de cidadãos e entidades ambientais. Espera-se, no entanto, que o Rio Lambo continue na senda da despoluição gradual e que aqueles episódios mais negros e lamentáveis sejam cada vez mais esporádicos.  




Imagem nº 1 - A ligação do rio Lambo à Barrinha através da zona sul.
Foto da nossa autoria




Imagem nº 2 - O rio Lambo tem agora passadiços à volta.
Foto da autoria de Manuel Ramos


Nenhum comentário:

Postar um comentário