sábado, 22 de dezembro de 2018

O Esmoriztur poderá ajudar a potenciar Natais e outros eventos/contextos futuros

A reabilitação do Esmoriztur e a inauguração da sua nova faceta marcada para o próximo ano são marcos que poderão certamente fazer a diferença, no âmbito social. 
Pese os seus defeitos e imprecisões, este blogue sempre se bateu, desde 2012, pela requalificação da Barrinha de Esmoriz (parcialmente atingida entre 2016 e 2017) e do Esmoriztur (objectivo que será fisicamente uma realidade em 2019, faltando saber se o mesmo recuperará o brilho de outrora).
Mas de uma coisa podemos ter a certeza - o Esmoriztur não será, nos dias de hoje, um garante de sucesso cultural, mas poderá ser, sem dúvida, um meio precioso para atingir tal finalidade. Basta que seja bem potenciado com eventos e artistas de qualidade, envolvendo também as colectividades e as escolas. Todos são convidados a dar o melhor de si mesmos neste desafio que será certamente muito sério, difícil e, em simultâneo, aliciante. Queremos efectivamente voltar a ver o auditório do Esmoriztur com centenas de pessoas a assistir aos espectáculos. Os tempos mudaram. É verdade. Hoje qualquer um pode assistir a concertos, filmes ou peças de teatro por via internet, escusando assim de sair de casa. As tecnologias prejudicaram, em muitos casos, o convívio social exterior. No entanto, mantemos a nossa opinião - o Esmoriztur poderá ser uma espécie de "limbo cultural", se a sua gestão pública igualar a magnificência das suas futuras instalações. E queremos acreditar que isso irá acontecer porque a nossa luta foi sempre essa. Esmoriz necessita deste pólo cultural para se afirmar enquanto comunidade.
No que diz respeito ao impacto do Esmoriztur nos futuros Natais em Esmoriz, perguntar-me-ão os leitores qual o sentido de relacionar duas realidades diferentes. À primeira vista, posso dar três razões:

  1. Os espectáculos natalícios decorrerão num pólo cultural devidamente adequado para o efeito. Melhor logística e maior capacidade de lotação são dois benefícios a ter em conta. Se existir ainda maior divulgação dos eventos, melhor ainda. 
  2. O Esmoriztur terá capacidade de albergar, numa sala própria, exposições relacionadas com a tradição natalícia em Esmoriz. Porque não criar uma exposição de presépios, convidando as colectividades a aderir? Porque não reunir uma exposição de fotos antigas e/ou recentes sobre os Natais vividos pelos cidadãos em Esmoriz?
  3. O Esmoriztur poderá ser também um "prémio" a atribuir nos futuros desafios de Natal para os cidadãos que se envolvam voluntariamente em assinalar a chegada de tal época festiva. Porque não desafiar a comunidade esmorizense a apostar nas iluminações das suas moradias? Como mera sugestão, os proprietários das cinco moradias mais bem enfeitadas receberiam um passe anual gratuito (onde poderiam assistir no ano seguinte a qualquer espectáculo no Esmoriztur sem pagar nada) ou um vale bem abastado de descontos para futuros espectáculos. Isto conferia portanto um estímulo no sentido de termos mais iluminações de cariz privado na cidade. Mais luzes nas nossas ruas seria algo certamente mais agradável, dando uma imagem de coesão, fé e união de um povo humilde e trabalhador.


O Esmoriztur pode ter a alma de fazer mexer com muita coisa, e até pode ajudar a potenciar o próprio Natal. Essa é a magia que este edifício cultural poderá ocasionar.  A Câmara Municipal de Ovar (pelo investimento que fez) e a Junta de Freguesia de Esmoriz (pela pressão que estabeleceu ao longo dos últimos anos) têm mérito de fazer renascer o sonho de voltarmos a ter esta casa simbólica ao nosso dispor. A questão é apenas esta - será que já estão a preparar a sua programação e gestão futura? Esperemos que sim, e que a ambição, a criatividade e a imaginação andem de mãos dadas para que esta prenda seja uma das maiores, senão até mesmo a maior, dos últimos anos. 
Viva o Esmoriztur!



Imagem relacionada

Imagem nº 1 - O Esmoriztur, ao ser reabilitado em 2019, poderá voltar a revolucionar a vida social e cultural na cidade.
Foto da nossa autoria


Nenhum comentário:

Postar um comentário