segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Presépios que enchem as almas dos cidadãos

Neste artigo, iremos falar de três entidades e de três presépios. Comecemos pelo tradicional presépio construído por elementos afectos à Paróquia de Santa Maria de Esmoriz, figurando o mesmo na entrada cimeira lateral da Igreja Matriz de Esmoriz. É um presépio de dimensões consideráveis, dado que além do próprio berço do Menino Jesus (onde se encontra o Messias recém-nascido junto de Maria e José), é apresentada a imagem envolvente em que agricultores e pastores (com a presença de “rebanhos” representados) trabalhavam arduamente. Saliente-se ainda que os colaboradores desta iniciativa conseguiram recolher musgo de forma a tornar mais nítido e esplendoroso todo este cenário. Também a introdução de casinhas e moinhos em miniatura ajudaram a diversificar todo o panorama. 



Imagem nº 1 - O Presépio da Paróquia de Esmoriz 
(Direitos da FOTO – GPS)



O Parque de Campismo de Esmoriz decidiu igualmente surpreender todos os seus utilizadores com o seu próprio presépio. Uma iniciativa em que houve recurso ao jogo de luzes, além de retratar igualmente o nascimento do Menino Jesus. 





Imagem nº 2 - O Presépio do Parque de Campismo de Esmoriz
(Direitos da FOTO – Lúcia Cardoso in Facebook)



Por seu turno, também os Bombeiros Voluntários de Esmoriz voltaram a assinalar a chegada desta quadra festiva, mas de uma forma mais original. Se nos anos anteriores, o presépio ficava instalado dentro do quartel, agora os nossos soldados da paz optaram por uma apresentação exterior, com iluminação nocturna garantida para a estrutura. A corporação pretendeu assim partilhar o espírito natalício com muitos dos cidadãos e demais visitantes.





Imagem nº 3 - O Presépio presente no exterior do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz
(Direitos da Foto – Página de Facebook dos BVE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário