domingo, 2 de fevereiro de 2020

Constelações Familiares, uma dinâmica social que chegou a Esmoriz

O conceito das constelações familiares foi desenvolvido pelo psicólogo e filósofo alemão Bert Hellinger (1925-2019), o qual viria a render-se às tradições zulus da África do Sul, interessando-se pela harmonia familiar destas tribos, durante as décadas de 50 e 60. Este erudito germânico inteirou-se dos rituais e procurou fazer uma transposição de tais conhecimentos para a sociedade europeia.
Dentro deste contexto, nasceu uma terapia social nova em grupo que procura descobrir bloqueios do passado, diferendos emocionais por resolver ou traços específicos que definem a nossa personalidade. É promovida uma interacção que envolve a entrada em cena de personagens que voluntariamente representarão determinados papéis junto da pessoa principal (que inicialmente pode nem sequer saber que é o alvo da atenção naquele momento) de forma a que se alcance uma conclusão que permita à pessoa visada conhecer-se melhor e saber seguir em frente.
A Naturalmente, entidade sediada em Esmoriz, proporcionou nesta tarde de sábado uma experiência aberta à comunidade, assegurando um Workshop sobre Constelações Familiares, o qual seria monitorizado pelo especialista Miguel Oliveira.
Viveram-se muitas emoções, e sentiram-se múltiplas energias num ambiente relaxante e em total harmonia. Uma iniciativa que, embora não possamos mencionar detalhes (por respeito claro à privacidade dos relatos de todos os participantes), nos mereceu um acolhimento bastante positivo. Vivenciaram-se dinâmicas que elevam o valor e o potencial do ser humano.
Não sabemos os segredos do Universo, não sabemos até que ponto o transcendental e a ciência se superam neste braço-de-ferro em torno do existencialismo, mas acreditamos que é possível existirem energias (ou algo superior) ou que, pelo menos, na pior das hipóteses, todos podemos causar um impacto positivo (seja ele metafísico, espiritual ou apenas psicológico) naqueles que nos rodeiam.





Imagem nº 1 - Workshops de Constelações Familiares têm sido promovidos pela entidade Naturalmente em Esmoriz. Algumas sessões já contaram com mais de vinte pessoas.
Retirada do Pinterest 
(Texto extraído da Página da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário