terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Novos desafios para o resto do ano civil

O Carnaval está a chegar ao fim. Uma vez mais, Ovar viveu dias inesquecíveis muito devido a esta vocação especial que já desenvolve há várias décadas. Mais uma edição em que dezenas de milhares compareceram ao reino da folia, e o balanço da organização é certamente muito positivo. 
No entanto, é preciso agora virar as baterias para os dossiers sociais e culturais. E por conseguinte, puxaremos agora a brasa para Esmoriz que, no início deste ano, tem vivido um período já natural de estagnação. 
Apelamos aos autarcas para que o Esmoriztur passe imediatamente para a lista de prioridades de actuação e acompanhamento no decurso dos próximos meses. Todo o povo de Esmoriz aguarda pela inauguração do edifício requalificado ainda neste ano. É algo que faz muita falta à nossa terra e que merece uma atenção especial. Esperamos uma contribuição agilizadora por parte da edilidade.
Por outro lado, é imperioso continuar a pressionar a Tutela para que se requalifique a Escola Secundária de Esmoriz, e por outro lado, defendemos que o Palacete dos Castanheiros merece uma intervenção, tendo em conta o seu avançado estado de degradação e as infiltrações de que padece.
O avanço do mar é igualmente preocupante. A autarquia fez bem em assumir a iniciativa de conseguir estudos e relatórios de especialistas da Universidade de Aveiro. A ideia dos quebra-mares poderá vir a ser útil, embora tenhamos muitas dúvidas quanto à sua eficácia a médio-longo prazo.
A Barrinha de Esmoriz necessita de novas operações de desassoreamento porque a lagoa continua a apresentar um caudal bastante modesto. E claro, as fontes poluentes têm de ser contidas, sobretudo aquelas que "derramam" na ribeira de rio Maior. 
Gostaríamos de ver também a ser implementado um Posto de Turismo de Esmoriz, conforme foi orçamentado para este ano. Seria uma mais-valia para a divulgação dos ex-libris e potencialidades da cidade, o que proporcionaria excelentes resultados, sobretudo na época balnear.
No restante concelho, temos as ruas de Válega e de Arada por reabilitar (embora a autarquia já tenha dirigido algumas iniciativas nas últimas semanas), a Unidade de Saúde Familiar de Maceda por reabrir (cenário que passa também por pressionar o Ministério da Saúde) e a necessidade de requalificação do Bloco Operatório do Hospital de Ovar.
Há muitos desafios por concretizar. 
O Executivo Municipal sabe que tem ainda muito trabalho pela frente. A oposição também terá de saber fazer o seu papel de reivindicar novas obras. 
Todos eles serão fundamentais para que este ano civil reflicta uma política municipal de equidade e coesão territorial, valorizando todas as freguesias da mesma forma.



Resultado de imagem para esmoriz

Imagem meramente exemplificativa retirada de: http://curraldamula.blogspot.com/2008/07/esmoriz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário