domingo, 18 de outubro de 2020

Medidas de Contingência começam a ser reforçadas em Esmoriz

Os números diários das infecções provocadas pela pandemia do COVID-19 estão a aumentar, tanto em Portugal, como em várias regiões do país. Neste momento, o balanço diário nacional já ultrapassa os 2 mil casos novos. 

No concelho de Ovar, existem 81 casos activos, sendo que 24 são de Esmoriz, a qual é uma das freguesias da região com maior número de contaminados, embora a expressão ainda esteja longe de ser terrível. Contudo, é necessário olhar para estes números com prudência e cautela porque o cenário pode agravar-se se as pessoas não souberem ser responsáveis e acatar as normas emanadas pela DGS.

O Clube de Campismo do Porto, entidade gestora do Parque de Campismo de Esmoriz, já veio a público emitir um comunicado em que desaconselha as visitas à unidade campista, de forma a garantir a "salvaguarda da saúde de todos nós".

Por seu turno, a catequese iniciou-se neste passado sábado, e são obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento de segurança para as sessões presenciais que decorrerão de 15 em 15 dias. Os Encarregados de Educação devem permanecer, o menos tempo possível, no edifício paroquial ou nas suas imediações, entregando e indo depois buscar os seus filhos. Não devem ocorrer aglomerações perto da entrada da residência, e além disso, os alunos, antes de entrarem nas sessões, devem desinfectar as mãos com o gel disponibilizado para o efeito. As acções de limpeza nas salas e dos corredores serão frequentemente assumidas pela Paróquia de Santa Maria de Esmoriz.

Nos recintos desportivos do Sporting Clube de Esmoriz e do Esmoriz Ginásio Clube continua a ser proibida a presença do público, embora tais imposições advêm de organismos superiores.

Por seu turno, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz tem vindo a assegurar o cumprimento de um protocolo rígido, acompanhando a situação de cada elemento da corporação e estando em contacto directo com as famílias. Os nossos soldados da paz já estão igualmente preparados para acudir a qualquer alerta de casos suspeitos na cidade.

À entrada dos espectáculos, o Grupo de Teatro Renascer tem feito algumas medições de febre com recurso a um aparelho, de modo a identificar potenciais visitantes que estejam adoentados, além de garantirem apenas a ocupação parcial da capacidade máxima, isto é, a lotação permitida foi reduzida a um terço.

Na Junta de Freguesia de Esmoriz, o uso de máscara, a distância de segurança obrigatória entre cidadãos, o recurso a gel desinfectante e as acções permanentes de limpeza no interior do edifício continuam a ser observados com rigor.




Imagem nº 1 - O regresso à catequese em Esmoriz obedecerá ao cumprimento de várias normas.
Direitos da Foto: Paróquia de Santa Maria de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário