sábado, 24 de outubro de 2020

Unidade de Saúde Familiar da Barrinha volta a ser alvo de críticas

Durante o Verão, tinha ocorrido uma grande avaria na central telefónica associada à Unidade de Saúde Familiar da Barrinha, contudo o problema havia sido resolvido em Setembro. Registámos inclusivamente no anterior mês uma melhoria ao nível do volume de atendimentos realizados, mas neste mês de Outubro a linha telefónica terá voltado a regredir em termos de eficácia do atendimento. Dentro deste contexto, e numa época já propícia ao aparecimento de várias gripes e outras doenças, o número das tentativas de contacto, tanto para o SNS24, como para as Unidades de Saúde Familiar locais terá aumentado consideravelmente nas últimas semanas, tendência que deverá continuar nos próximos tempos.

Os profissionais da Unidade de Saúde Familiar da Barrinha estarão agora a suportar uma pressão social maior dado o acréscimo das necessidades de auxílio médico. No entanto, debate-se no seio da comunidade se a entidade estará bem organizada (ao ponto de dar o seu melhor!) e se não poderia reforçar os seus meios humanos e técnicos para melhorar a sua capacidade de resposta. Neste último ponto, não podemos tecer uma opinião porque precisávamos de saber mais dados concretos.

Não obstante, a verdade é que há utentes que se queixam de estarem sempre a ligar para a Unidade de Saúde Familiar da Barrinha sem conseguirem ser atendidos pela via telefónica. O processo de contacto por e-mail (usf.barrinha@arscentro.min-saude.pt) parece ser mais seguro em termos de obtenção de resposta, embora esta possa demorar alguns dias. 

Pensamos que algo tem de ser feito. É certo que a competência em torno da gestão das Unidades de Saúde Familiares pertence ao Ministério da Saúde, mas os organismos públicos locais deveriam exigir esclarecimentos e outras condições de funcionamento junto da Tutela.

Estamos a chegar a uma época difícil, pelo que a capacidade de resposta tem de ser maior nos centros de saúde deste país. A Unidade de Saúde Familiar da Barrinha terá agora de ser readaptada aos novos tempos. Se for necessário recrutar temporariamente mais funcionários e abrir mais uma ou duas linhas telefónicas, então assim terá de ser.



Direitos da Foto: Google Maps

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