segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mais opiniões sobre a questão do Ultimato ao Governo Português no Dossier da Barrinha de Esmoriz

Isaura Fátima Lopes (Deputada)

"Temos que achar bem. É sinal que a Barrinha não está esquecida, que os Esmorizenses querem a sua Barrinha e que tudo estão a fazer para darem à sua cidade o que dela é de direito, é o seu ex-libris"

Paulo Leite (Consultor)

"A Barrinha de Esmoriz ou Lagoa de Paramos tem sido, ao longo dos últimos 20 anos, alvo da atenção de muitos, quer em Esmoriz, quer em Paramos. Tive a minha cota de participação na extenuante tarefa de conseguir algo pela Lagoa de Paramos, enquanto sócio e participante activo da APARDIL. Conseguiu-se a integração na rede natura 2000, a reposição do curso da ribeira (Sabolão) que passa em Paramos, proteger a área circundante da lagoa, etc., etc.. Inclusive, na qualidade de vereador da C .M. Espinho consegui trazer o tema à discussão através dos órgãos de comunicação nacionais, mas a verdade é que muitas eram as dificuldades de conseguir fazer algo. Nunca se conseguiu verdadeiramente juntar todas as vontades: Câmara de Espinho e de Ovar, Juntas de Freguesia de Esmoriz e de Paramos, Direcções regionais de ambiente do Norte e Centro e, no meios de tantas tutelas, a verdade é que só se foram fazendo remendos e acções (caríssimas) que nada resolveram. Parece-me que estar agora a fazer um ultimato vai dar exactamente o mesmo resultado. A solução deste problema passa pela União dos Concelhos de Ovar, Espinho e St.ª Maria da Feira que, com vontade, conseguirão mesmo resolver o problema. Cada um por si, desculpem, mas é chover no molhado... O problema da barrinha resolve-se quando todos estiverem de acordo quanto ao que deve ser feito, e, acima de tudo, respeitar a natureza, devolvendo à Lagoa as suas características originais. Impedir artificialmente que a natureza se encarregue de limpar a Barrinha parece-me ter sido um dos maiores erros. Quando se eliminarem ou reduzirem drasticamente as fontes de Poluição, a natureza encarregar-se-á de limpar a Barrinha... Sem dúvida que este é um tema muito interessante e para o qual, até porque conheço muito bem este dossier, estou disposto a dar o meu contributo para a resolução deste problema..."

António Rocha (Fotógrafo) 

"O problema da Barrinha não se resolve enquanto os interesses económicos estiverem acima dos ambientais... Até já querem concessionar umas das margens e ainda nem há projecto...."

Toni Santos (Árbitro da AF Aveiro)

"Acho muito bem. Se for ao Tribunal Europeu, ganha a causa porque há papéis assinados"

José Manuel Santos (Técnico Programador)

"Infelizmente a Barrinha é um caso perdido, só se lembram dela em anos de eleições e quando chega o verão para a tapar , na minha opinião a Barrinha tem de estar aberta todo o ano pois é a foz de desaguamento do Peixinho do Rio. Eu nunca vi um rio ser tapado na sua foz só mesmo em Esmoriz, para além disso a Barrinha é muito mais que uma bacia hidrográfica é também um local de nidificação e passagem de mais de 100 espécies diferentes de aves, quanto ao resto é só conversa que não passa disso mesmo!!!



Imagem nº 1 - Será possível reabilitar a Barrinha? Ou tudo não passará duma utopia?
Andamos a recolher opiniões nas redes sociais sobre este assunto.
Foto antiga retirada do Perfil do EsmorizPortugal, Também presente no MCPB.

7 comentários:

  1. Olá cuscos, finalmente a opinião sensáta de alguém fora da esfera política local, concordo plenamente com estas opiniões, a resolução deste importante problema de Esmoriz e Paramos passa por um alargado consenso entre freguesias e concelhos vizinhos e uma enorme vontade política do poder central. Este ultimato é uma verdadeira farça política do PSD local que quer a todo o custo tirar protagonismo político por uma causa onde sozinhos não conseguiremos absolutamente nada. Relembro um promonor do ultimato “ a bancada do PSD mandata o executivo da Junta de Freguesia de Esmoriz para fazer um ultimato ao Governo”. Eu não estive na última Assembleia mas dizem que a Rosário Relva apresentou uma contra proposta muito mais abrangente e objectiva. Por favor publiquem-na para que possamos avaliar. Todo o resto é política de baixo nível do psd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas

      Em relação à proposta da Rosário, não acedemos à mesma, mas o nosso e-mail está ao dispor de qualquer grupo partidário. Podem enviar a proposta se desejarem. Também seria interessante para comparar, embora não deseje novas quezílias partidárias. A Barrinha exige a coesão de todos. Só assim é que poderemos sonhar com a sua reabilitação!

      Os melhores cumprimentos

      Excluir
  2. Muito bem cuscos, "a Barrinha exige a coesão de todos". então porque é que tem que ser uma proposta do PSD a mandatar o executivo para ultimar o governo, e não uma proposta mais abrangente: executivo, assembleia, responsáveis concelhios, deputados eleitos por Aveiro. Isto é que é coesão, não é cuscos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo o seu ponto de vista, mas para mandatarmos essa gente toda era necessário que eles estivessem todos disponíveis na assembleia para dar o seu assentimento (nomeadamente os responsáveis concelhios ou os deputados eleitos por Aveiro). Se conseguissem isso, era sim excelente e reforçaria a pressão sobre o Governo. Aí não tenho dúvidas. Mas pronto, vamos ver o que isto vai dar...

      Excluir
  3. Olá
    Reforço o que já escrevi....
    Crie-se um lobby de políticos «com peso» naturais de Esmoriz....a Vice Presidente da Assembleia da Republica, Rosa Albernaz, é uma delas; o ex Presidente da Câmara de Ovar e ex deputado Europeu, Armando França, outro.

    Se as posições de força forem o caminho...entendo que um boicote ás eleições terá mais efeito...bem mais do que este ultimato!
    Convoquem os media, demonstrem que o projecto existe, o dinheiro também...só falta mesmo a vontade para fazer!

    Já agora, constou-me que, há proprietários do lado de Paramos a ocupar, para uso próprio, terrenos da lagoa; aliás, limitaram-se a seguir o exemplo do Aeródromo de Parámos!

    Cumprs,
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Essa ideia do boicote às eleições seria interessante, mas duvido que alguém avance com essa ideia. Quanto aos proprietários de Paramos que se andam a aproveitar dos terrenos da lagoa, desconhecia o facto mas é importante então salientar esse ponto para que se evitem mais transgressões.

      Um abraço

      Excluir
  4. Olá
    As fotos aéreas são muito boas para ver o antes...e o depois.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir