segunda-feira, 3 de junho de 2013

Um belo dia de Sol

Não sei se repararam, mas hoje esteve um dia impecável.
Muitos encetaram caminhadas junto à Praia de Esmoriz e eu não constituí excepção. Com o meu traje misterioso, lá andava eu metido no meio e fui obviamente tomar o meu cafezito. Como sempre, passei despercebido, pois não gosto muito de protagonismo. Prefiro realizar trabalho comunitário/voluntário e escrever aqui alguns textos, e penso que já é uma contribuição deveras assinalável. Não preciso de me mostrar tanto até porque não iria ganhar nada com isso!
Se quisesse protagonismo, e tivesse o dom da oratória, já me tinha metido numa lista. O problema é que sou apartidário e não quero expor a minha imagem. Não condeno quem o faz, pois a política é necessária, por muito que a gente se queixe da conjuntura nacional. Mas lá está o meu perfil não se enquadra nesse campo de actuação. Posso sugerir ideias ou projectos para a terra, mas mais do que isso, confesso que não estou preparado, pelo menos, para já...
Mas não vamos falar destas cenas. Hoje, estava um belo dia e graças a Deus isso ainda não é alvo dum imposto especial (sobre o bom tempo) e é certo que, pelo menos, as praias não vão ser portajadas, pelo menos, nesta época balnear - eh eh eh Mas será que falta pouco? 
Certo é que apreciei de tal forma a brisa desta tarde que decidi elaborar o meu poema:


Uma tarde adorável em Esmoriz (Fim de Semana)
(Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)

Abafado o inoportuno frio,
Chegaria fervorosamente a era do calor,
Motivando o meu brio
E um olhar tentador!

Um café, se faz favor, 
Comprido, e com factura,
Pedia eu num espaço acolhedor,
No qual a tradicional simpatia perdura.

As gaivotas, encantadas da vida,
Atestavam a magia deste dia,
Seguindo uma trajectória apetecida
Rumo à Barrinha, sítio ideal para a sua estadia! 

Com um Sol privilegiante, 
A juventude namorava
E o idoso calmamente se acomodava
Em torno desta brisa fascinante.




Imagem nº 1 - As gaivotas captam a curiosidade de muitos observadores. Elas sobrevoam constantemente a zona da praia.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


O Cusco de Esmoriz é, indiscutivelmente, um ser lendário. Ele faz de cronista, jornalista, arqueólogo, historiador local, poeta, humorista, "cuscólogo", comentador político, observador cultural, voluntário... Em suma, um rol de papéis destinados a promover a sua linda terra. São os desígnios que acatei juntamente com a minha Irmandade, repleta de eruditos das mais diversas áreas! Apesar de tudo isto, não precisamos de protagonismo. A Cidade sim, pois necessita disso para crescer. Somos a voz do povo "anónimo"!
Só me resta desejar uma boa semana para todos os esmorizenses e restantes leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário