sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A não perder - Festas do Mar em honra do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem


Imagem nº 1 - Esmoriz vai acolher a sua principal Festa do Ano.
Foto e Notícia etirada de: http://www.ovarnews.pt/?main=noticia&n=1103, (Ovar News)


Como já é tradicional, este fim de semana de Agosto tem tudo para ser especial. Milhares de visitantes são esperados para assistir às Festas do Mar em honra do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem.
A Comissão de Festas, agora presidida por Marco Gomes (filho do seu antecessor - António Gomes que esteve 20 anos à frente da organização), garante que irá fazer o seu melhor para que os festejos assegurem a grandiosidade de sempre. A mesma personalidade confessa ainda que teve de fazer peditórios em horas extraordinárias, de forma a angariar as verbas necessárias para cobrir as despesas.
O programa de entretenimento contemplará: conjuntos de baile, concertos, variedade de divertimentos, carrosséis, actuações teatrais/musicais (destaque para o grupo Ti Maria da Peida que actuará na noite de Sábado).
Contudo, a procissão majestática, repleta de inúmeros andores magníficos, que sai da Igreja Matriz em direcção à Capela da Praia, com a tradicional benção ao mar, atrairá mais gentes que desejam demonstrar a sua devoção católica.
O orçamento previsto para as festividades ronda os 25 mil euros (5 mil contos). António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, garantiu algum apoio financeiro e irá propor, no futuro, um aumento da comparticipação, até porque no seu entender, “esta festa atrai muita gente a Esmoriz e estes homens que a organizam trabalham muito e merecem”.
É exactamente nestas alturas que convivemos com nossos familiares e amigos, para além de conseguirmos as melhores fotos, dado que teremos um evento tão aprazível. 
Não podem perder esta oportunidade de celebrar mais um dia de ouro da história da Cidade.
Estão todos convidados a comparecerem e a juntarem-se à festa.

3 comentários:

  1. Olá
    A certa altura deste post pode ler-se:
    " A mesma personalidade confessa ainda que teve de fazer peditórios em horas extraordinárias, de forma a angariar as verbas necessárias para cobrir as despesas."

    Porquê peditórios e a horas extraordinárias?
    Então esta e outras festas não deverão ser auto suficientes?
    Os comerciantes que se instalam nestas festas não pagam licenças? Se sim, para quem/onde vai o dinheiro?

    Não me parecem que os«Tempos que correm» não estejam para «peditórios para festas» daí que entenda que, cada vez mais, estes eventos terão que se auto sustentar!

    Cumnprimentos
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto,

      Eu acho que a questão da auto-suficiência do evento deve ser fundamental, contudo essa parte dos peditórios já acontece há uns bons anos e eu já próprio testemunhei isso, até porque já tocaram à campainha de minha casa, a pedir esse tipo de ajudas.
      Por isso, isso já acontecia com alguma frequência.
      Será que a Junta de Freguesia deveria entrar com mais dinheiro para apoiar estes eventos?

      Um abraço

      Excluir
  2. Olá
    Auto suficiente, para mim, é o evento de um ano gerar as verbas que necessita para organizar o mesmo evento no ano seguinte.

    Para onde vai o preço do aluguer do espaço aos feirantes?
    Essas verbas deverão ir, em todo ou em parte para a Organização e esta terá que organizar a Festa com o Orçamento disponível.

    Já agora, para quê tantos foguetes pelas 8 horas da manhã do dia da procissão? Quanto a mim, dinheiro gasto desnecessariamente; bastava a sessão de fogo de artifício...

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir