quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Comunicado - Nova Energia (PSD) promete novos apoios (instalações básicas e promoção turística da Ria de Aveiro) ao Clube de Canoagem de Ovar




Decorreu ontem à noite, em Válega, uma reunião entre a candidatura da NOVA ENERGIA e o Clube de Canoagem de Ovar (CCO).

Contamos com a simpática presença de Filipe Pereira e outros membros da sua direcção que descreveram o curto mas impressionante curriculum do CCO e agradeceram a hospitalidade para os receberem em reunião pois “… se fosse no cais do Puxadouro teriam de ser recebidos à luz da vela…”.

Com 68 títulos reconhecem que cresceram bastante num curto espaço de tempo mas, merce da falta de condições e equipamentos, tem tido alguma estagnação na sua actividade.

“… os nosso miúdos, no inverno, saem para os treinos com temperaturas negativas  e não tem um sitio para tomar um banho quente…” referiu Filipe Pires que se queixava da falta de condições para a pratica da modalidade.

De acordo com o CCO, são preciosos os protocolos com instituições como a Ovarense Basket, os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Válega, tendo ainda salientado o apoio da Junta de Freguesia de Ovar que além de um montante anual que ronda os 600 €, adquiriu 3 embarcações – com valor aproximado de 2.000€ - e dá um substancial apoio financeiro e logístico para os campeonatos nacionais e regionais que se desenrolam na Praia Fluvial do Areinho.

A candidatura da NOVA ENERGIA, pelo seu candidato à Presidência da Câmara Municipal Salvador Malheiro, começou por referir a importância da Ria e o seu potencial para o desenvolvimento de Ovar enquanto potenciador turístico, económico e social da região.

Confirmou diversos contactos com o Ministério do Ambiente, com a Agência Portuguesa do Ambiente e com a Polis Litoral Ria de Aveiro onde lhe foi referido que já foram recolhidos diversos pareceres das entidades envolvidas e, no início de Setembro, poderá ficar concluído o Estudo de Impacte Ambiental que, caso seja positivo, poderá permitir a concretização da requalificação da nossa Ria.

Essa requalificação poderá assegurar a navegabilidade dos canais de acesso  aos nossos cais como factor essencial na promoção turística e a defesa  dos terrenos agrícolas da Marinha, Ribeira e Válega através de uma correta utilização dos dragados como reforço das motas e diques.

Referiu ainda que, no âmbito do Polis da Ria, foram já adjudicadas as obras de Reordenamento e Qualificação da Frente Lagunar de Ovar: Azurreira, Praia do Areínho, Cais da Ribeira e Foz do Rio Cáster.
Reconhecem que as margens da Ria estão incluídas no domínio público hídrico e por isso sujeitas a planos de ordenamento superiores e a legislação específica que extravasa as competências da Câmara Municipal.

Tendo em conta alguma abertura demonstrada pelo actual Ministério do Ambiente, estarão criada as condições, dado o potencial económico e turístico desta região para, em diálogo com a tutela, serem executadas obras de requalificação no Cais do Carregal, Cais da Tijosa, Cais do Puxadouro e Bico do Torrão.

Relativamente às necessidades específicas do CCO, num contexto de diálogo construtivo com aquele Ministério, o candidato à Presidência da Câmara Municipal Salvador Malheiro assegurou que desenvolverá todos os esforços para criar instalações básicas para o CCO (balneários e armazenamento de material desportivo) bem como, perante as entidades competentes, contratar e manter a iluminação na zona do cais do Puxadouro.



Imagem nº 1 - Salvador Malheiro à conversa com Filipe Pereira da CCO
Foto enviada pelo PSD Ovar

Nenhum comentário:

Postar um comentário