terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Movimento Cívico Pró-Barrinha esclarece porque é que os antigos passadiços da praia não podem ser reaproveitados

Com o início da época balnear, muitas foram as vozes que se levantaram contra o mau estado em que se encontra o passadiço da praia de Esmoriz. Foi no Facebook, foi nos pasquins, nas conversas de café .. em suma, um pouco por toda a parte.
É compreensível que as pessoas gostassem de ver aquela estrutura recuperada e limpa para voltar a poder beneficiar dos passeios e dos acessos à praia.
Critica-se o executivo por nada fazer e critica-se por criticar também, à boa maneira e moda portuguesa.
O que é de estranhar é que as pessoas não parem para pensar e para reflectir." Porque razão terá o executivo mandado limpar o acesso à praia e não o fez no passadiço? Porque razão não colocaram uns quantos homens ou máquinas a limpar a estrutura?"
Precisamente porque o passadiço não tem recuperação possível. As madeiras estão secas e quebradiças. Não aguentam máquinas e podem ceder até com o peso das pessoas. Será preciso um acidente e alguém magoar-se para que se perceba isto?
"E então porque não se procede à sua demolição?"
Precisamente porque caso não tenham reparado (e olhem que é difícil não ver) aquela estrutura cumpriu muito mais do que o simples propósito de permitir acessos à praia e passeios ao fim do dia. Permitiu que a duna destruída recuperasse e que os elementos cumprissem o seu papel na devolução dessa mesma duna.
Podem não se lembrar, mas há meia dúzia de anos aquela zona onde foi implantada a estrutura, era uma grande depressão onde se juntava lixo, onde se passava nas "maravilhosas" moto4 e onde se acampava até.
Hoje é uma nova duna que continua a crescer e onde as plantas se vão fixando e, se tudo correr bem, poderemos voltar a ter parte das dunas que existiram outrora.
"A solução?"
Passa por se exigir a construção de um novo passadiço a nascente da existente estrutura, de maneira a facilitar os acessos e permitir o continuado crescimento das areias.
É por isso que o Movimento Cívico pro Barrinha luta e é por isso que tem interpelado todas as autoridades com responsabilidades no tema (CCRC, autarquia, etc.). O actual executivo de Esmoriz estás connosco ... e você?

O que mais temos neste país são "fazedores de opinião" que falam sobretudo do que não sabem, mas com palavras bonitas que soam bem e nada dizem.
Não queira ser um deles.
Antes de falar, sobretudo se não tem nada para dizer e apenas deseja criticar ... pare, arrependa-se e .. feche a boca.

E agora? Já se lembra como era?



Texto e Foto da autoria do Dr. Rubim Silva
Secretário do Movimento Cívico Pró-Barrinha

Um comentário:

  1. Olá
    Tenho saudades dos passeios que dava nos passadiços agora cobertos de areia!
    Acompanhei a recente polémica do limpa ou não limpa dos passadiços e, tanto quanto sei, o MCPB também defendia a sua limpeza...mas à custa da força de braços e não de máquinas como queria a Câmara de Ovar.

    Também gostava que não diabolizassem as Moto4, tanto mais que, não raras vezes se vêm na praia e junto aos banhistas...tratores e viaturas TT do ISN.
    Não...não tenho Moto4 mas entendo que este é um veículo preparado para andar na areia sem destruir as dunas; aliás é usado nas praias pelas forças de segurança e socorro
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir