quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Os candidatos: o perfil, as obras, as ideias e os objectivos realistas

Tendo os 6 principais partidos apresentado os seus cabeças de lista, passamos então a citar os seus nomes, por ordem de classificação nas últimas intercalares, isto para além de enunciarmos uma breve descrição de cada candidatura.




António Bebiano, actual Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, eleito pelo PSD, recandidata-se, acreditando que a vitória será possível. Os sociais democratas, dada a última vitória nas intercalares e o bom trabalho (requalificação do Campo das Vacas, criação de Universidade Sénior, Novos eventos culturais - Festa da Sardinha e Marés Musicais, intervenções nas vias...) que têm desenvolvido nos últimos 7 meses, parecem partir com um ligeiro favoritismo. Mas isso poderá não chegar, até porque a impopularidade do actual Governo, liderado por Passos Coelho, só trará mais dificuldades a qualquer lista social democrata nas próximas autárquicas. O objectivo realista passará pela vitória, embora a maioria absoluta seja uma miragem. Ao seu lado, terá figuras credíveis como António Sá, Fátima Ramalho e Carla Madureira, entre outros. 




Rosário Relva é a cabeça de lista do GIPE, e recandidatar-se-á no sentido de vencer as próximas eleições. É a principal e talvez a única concorrente de peso que poderá inverter o ligeiro favoritismo social democrata em Esmoriz. Esta socióloga reivindica, enquanto ex-Presidente da Junta de Freguesia, o pagamento de muitas das dívidas anteriores, isto para além da aquisição de material necessário (por exemplo: um bobcat ou cadeiras para o auditório da Junta). Contudo, Rosário Relva, para vencer, terá que realizar uma mega-campanha, cuja directora será a Profª. Rosa Amélia Ferreira, também uma personalidade credível. Mais do que tudo, Rosário necessita de apresentar uma equipa unida e coesa, algo que não tem acontecido desde que chegou à política. De qualquer das formas, a líder da GIPE goza ainda duma popularidade considerável e só a vitória poderá constituir o seu principal objectivo.



Miranda Gomes está de saída, numa altura conturbada que o Partido vive em Esmoriz. Recentemente, também soubemos que Justino Monteiro, histórico socialista, bateu com a porta. O PS estará porventura numa fase de remodelação, escolhendo José Manuel de Sá, uma pessoa que ostenta um currículo de respeito (doutorado em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santiago de Compostela). Ao contrário do que se passa nas eleições para a Câmara Municipal de Ovar, os socialistas não parecem ser favoritos em Esmoriz, até porque os 11 % verificados no acto legislativo intercalar recente, não deverão proporcionar uma melhoria fantástica em apenas 8 meses. Acredito, sim, que o PS deverá melhorar o resultado e até chegar à fasquia dos 20%, mas mais do que isso, será muito difícil. Os socialistas são aqui outsider's, mas uma boa campanha poderá perfeitamente reforçar a posição do Partido na Junta. A sua história assim o exige. Por isso, a prioridade realista passará por melhorar urgentemente o resultado e reforçar a presença do Partido na Junta, elegendo assim mais do que um elemento.






Eduardo Ferreira, Doutorado pela Universidade de Aveiro e Investigador Científico na Área de Ecologia, foi a personalidade escolhida (também merecedora de credibilidade) para substituir Carlos Jorge Ferreira que estará de saída por motivos alheios. Os bloquistas continuam, como é seu apanágio, a sua aposta na juventude e acreditam que podem perfeitamente manter a sua representação na Junta de Freguesia de Esmoriz. Durante a última campanha, os bloquistas apostaram bastante no desenvolvimento da prática desportiva em Esmoriz (defenderam mesmo a construção dum Parque Radical para que os mais jovens pudessem andar de skate), e deverão agora fomentar a interacção com os cidadãos, assegurando a distribuição de inúmeros folhetos no período pré-eleitoral. Os dados estão lançados e o objectivo máximo desta entidade partidária passará por manter (ou quem sabe, até melhorar!) a sua representação na Junta de Freguesia de Esmoriz.





Pedro Miguel França, que trabalha no Agrupamento de Escolas de Esmoriz, substitui Carlos Alexandre. O Partido Popular defende intervenções imediatas na Biblioteca dos Castanheiros (deve ser transformada em Museu), na Sinalética e na criação de placas históricas destinadas a identificar o património da localidade. Ideias interessantes que já foram divulgadas em comunicado pelo Partido. Bastará saber se a adesão dos esmorizenses será significativa. O objectivo do PP passará pois por obter finalmente representação na Junta de Freguesia de Esmoriz. Não será tarefa fácil, mas de novo, este partido voltou a apostar na juventude que será parte integrante das suas listas.


Albino Silva, dirigente associativo


Albino Silva, destacado dirigente associativo, voltou a merecer a confiança da CDU para Esmoriz. Apesar do último resultado não ter sido nada positivo, os comunistas acreditam que Albino Silva poderá inverter finalmente a situação. A CDU já veio a público lamentar o mau estado de inúmeros bairros em Esmoriz e Cortegaça. Seria esse talvez o seu principal foco de acção. O objectivo realista passará por conseguir alguma representação na nossa Junta de Freguesia.


É verdade que deverão aparecer mais listas partidárias (por exemplo, é o caso do Partido da Terra) ou até independentes (nas últimas intercalares, falou-se na possibilidade de Alcides Alves avançar para a Junta de Freguesia). 
O que é certo é que os dados estão lançados. Espera-se uma campanha limpa, repleta de troca de impressões construtivas e divulgação de ideias/projectos. Não caiam na tentação das acusações e provocações, porque se o fizerem, só têm a perder. 
Por fim, apelo ao povo para que participe construtivamente. Nas últimas intercalares, a abstenção rondou os 60 %, o que não é um sinal promissor, dado que nas derradeiras eleições autárquicas gerais (em 2009, 2005, 2001...) em Esmoriz, esse valor negativo tinha variado entre os 40-45%. 
Se não quiserem escolher, votem em branco.
Mas a participação cívica é fundamental! Que o julgamento do povo se faça sentir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário