sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Porque partiram em glória...

Ana Rita tinha 24 anos

Imagem nº 1 - Ana Rita partiu com apenas 22 anos, quando combatia um incêndio na Serra do Caramulo. Deixa uma filha de 4 anos...
Retirada de: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3383230, (notícia da autoria de Ana Maia e Mariana Moura com LUSA).



Imagem nº 2 - Pedro Rodrigues, de 41 anos, tombou quando enfrentava um fogo na Covilhã, procurando defender os bens de terceiros.


Houve ainda uma mulher que morreu ao ser atropelada acidentalmente por um carro do Exército que ajudava no combate aos fogos no Funchal. Há ainda feridos graves que ficarão com marcas para toda a vida. Três almas que partiram inocentemente para o outro Mundo que se espera recompensador dos seus valentes e nobres esforços.
Mas tudo isto é muito triste. Os incendiários deveriam ser acusados de homicídio por negligência nestes casos em concreto. 25 anos de cadeia sabe a pouco. Defendo prisão perpétua para estes canalhas. Não são dignos do maior bem que temos - a liberdade. 
Enquanto o sistema judicial for leviano com estes energúmenos, e o sector político não aplicar medidas de maior controlo das florestas na época do Verão (porque não recorrer aos efectivos do exército?), é certo que mais soldados da paz tombarão e deixarão para trás familiares traumatizados pela sua irreversível perda.
Não vale a pena os Srs. Ministros comparecerem aos funerais destes heróis só para ficarem bem na fotografia. Agora, deveriam sim repensar toda esta questão. É inadmissível que todos os anos existam bombeiros a serem consumidos pelas chamas, enquanto muitos dos incendiários andam livremente a semear futuras mortes, isto para além de desgraçar a vida de muitos civis que perderam os seus bens, os quais alcançaram com uma vida séria de muito trabalho e esforço.
Na Idade Média, costumava-se enforcar ou pelo menos, amputar as mãos a quem cometia tais práticas criminosas. Embora fossem punições mais drásticas, se calhar impunham mais respeito.
Mas acreditem que me dói bastante ver gente boa a partir. Estes sim são os nossos verdadeiros heróis! Paz à alma de todos os bombeiros que morreram em serviço, perante a passividade dos sistemas judicial e político que pouco ou nada fazem para inverter esta situação.
Ana Rita & Pedro Rodrigues descansem em paz! O mesmo desejo para a mulher que acidentalmente faleceu no Funchal!
Até quando?



Imagem nº 3 - Imaginem agora os nossos soldados da paz a enfrentarem estes temíveis fogos.

2 comentários:

  1. Olá

    Penas mais severas, limpeza e vigilância apertada das florestas, inclusivé durante a noite( beneficiários do Rendimento Social de Inserção podem e devem colaborar, juntamente com os militares e eventualmente os presos)e uma menor cobertura dos incêndios pelos Media, seriam medidas que poderiam ajudar a combater este flagelo.

    A minha homenagem aos bombeiros que lutam contra o flagelo dos incêndios e que chegam a pagar com a vida a sua dedicação pelo Bem Público.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir