quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Boletim Informativo - Bombeiros em Missão (Julho de 2013)

Já se encontra disponível a nova edição do Boletim dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz para o mês passado de Julho. Os destaques são os seguintes:

  • Bombeiros de Esmoriz apagaram fogos numa zona da Praia de Esmoriz. A situação poderia ter sido dramatizante, dado que existiam botijas de gás e materiais inflamáveis nas proximidades.
  • Intervenção imediata no auxílio às vítimas de atropelamento nas estradas. Os nossos bombeiros voltaram a fazer a diferença em Esmoriz, Cortegaça e Maceda. Não houve feridos graves nem vítimas mortais a lamentar.
  • Número significativo de pessoas transportadas devido a paragem cardo-respiratória. Neste caso, já houve situações que não conheceram um final feliz, pese os esforços dos nossos soldados da paz!
  • Bombeiros ajudam ainda felinos de 4 patas! Muitas vezes, os animais sobem ao alto das árvores porque temem algo e por isso, recusam-se a descer. O tempo passa e eles começam a ter fome e sede. Mas os Bombeiros, quando são alertados para essas ocorrências, revelam a sua faceta amiga dos animais, retirando-os do alto das árvores e devolvendo-os à vida real.
  • Nadadores Salvadores apelam ao bom senso dos banhistas. Na Praia de Maceda, foi retirada com vida, uma pessoa de nacionalidade ucraniana que sofreu paragem cardo-respiratória. Hoje, sabe-se que ela está bem de saúde. Em Esmoriz, os nadadores também já interviram numa ou outra situação sem que tivessem sido causados danos maiores. Efectuam-se ainda variados apelos aos banhistas para que respeitem a sinalização, isto é, as bandeiras e os conselhos dos nadadores salvadores.
  • Temperatura da Água aumenta... e as picadas do Peixe-aranha também! Há pois registo de diversas e dolorosas picadas provocadas por esta espécie. O tratamento tem sido assegurado no local.
  • Projecto Inicial de Campo dos Treinos, localizado no actual espaço da Revenda contemplará: Sala de Aulas, WC - Zona de Apoio, Casa de Fumos e Simulador de Fogos Urbanos, Simulador de Matérias Perigosas, Zona de Simulação de Acidentes de Viação, Simulador de Combustíveis Líquidos em qualquer altura... Estas estruturas estão a ser construídas ou materializadas passo a passo!
  • Bebés e Infantários em Festa! Várias actividades foram realizadas na Piscina dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
  • A Rescue Bike é a novidade mais recente dos BVE! Em casos de urgência, os dois bombeiros que se servem destas bicicletas, poderão actuar imediatamente enquanto esperam pela chegada da ambulância. Estes bombeiros terão ao seu dispor: materiais de primeiros socorros, suporte básico de vida e extintor! Nesta fase do ano, os portadores da Rescue Bike privilegiarão mais as zonas balneares, dada a especial concentração dos aglomerados nessa zona.



Imagem nº 1 - A "Rescue Bike" constitui uma iniciativa que procurará salvar vidas, prestando apoio imediato às vítimas.


Fonte Consultada: Boletim Informativo - Bombeiros em Missão. Julho de 2013. Número 38. Ano 4. Grupo de Comunicação e Imagem - BVE/ Associação Humanitária dos BVE.

Um comentário:

  1. Os Bombeiros de Esmoriz, estão outra vez de parabens por mais esta iniciativa...
    Realmente estes homens a custo zero à sociedade fazem coisas maravilhosas. Mais uma ideia feliz e com sucesso! So podemos estar orgulhosos para com os nossos Bombeiros.
    Abraço

    ResponderExcluir