terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O Desemprego - A Praga de Portugal...

Desde Julho passado até hoje, já mandei cerca de 100 respostas a anúncios. Na maior parte esmagadora das vezes (leia-se 90%), fui completamente ignorado (até por algumas empresas conceituadas de recursos humanos que deveriam ter, ao menos, a decência de dizer que não fui seleccionado). Das outras vezes, disseram-me que tinha habilitações a mais. Por isso, tive que empregar novas técnicas e reinventar o meu currículo.
Em primeiro lugar, já não sou licenciado em nada. Aliás, os meus amigos disseram-me que andei 5 anos numa Universidade, mas isso deve ter sido uma alucinação em massa da parte deles. Algum dia, eu iria andar a gastar propinas irrisórias para ir para o desemprego? Deus me livre! Eu agora só tenho o 12º ano e se for preciso, passarei a ter só a 4ª classe (se chegar a essa fase, desculpem-me os erros ortográficos). Acho que consigo essas equivalências, nem que seja na Lusófona!
Por isso, agora o Cusco de Esmoriz, para todos os efeitos, só tem o 12º ano, de forma a ter mais hipóteses de encontrar emprego. Quanto aos outros 5 anos, devo ter estado em coma ou numa experiência de quase-morte ou senão invento alguma coisa, já que a minha imaginação nunca me traiu.
Também já me aconselharam a filiar-me num partido político, o que seria mais fácil para arranjar emprego. Mas iria eu prostituir a minha mente apartidária? Nunca! Não quero favores de ninguém, sobretudo daqueles que enterraram o nosso país. Honestidade acima de tudo, abaixo o Chico-Espertismo! Para além disso, não sei falar "politiquês", uma língua universal só dominada pelas elites!
Esta praga do Desemprego não afecta só os jovens mas também os adultos a partir dos 40 anos, cuja experiência é desvalorizada, porque já são vistos como "velhos". 
Que solução resta? Emigrar? Sinceramente, já me passou pela cabeça...




Imagem nº 1 - Pobre Homem - Apanhou doenças piores que a Peste Negra! Espero que ele consiga o tratamento das equivalências que lhe permitirá reinventar o currículo, apenas com o 12º ano.
Retirado de: http://economia-a.blogspot.pt/2012/02/desemprego-2.html


PS: Entre os dias 22 e 26 de Dezembro, o blog vai estar inactivo porque estaremos já no auge da época natalícia e por isso, gozaremos umas férias bem merecidas. Os artigos pararão durante estes cinco dias, excepto dois textos "premium" que o Cusco vai redigir a propósito do Natal. Por isso, fica feito o aviso.

2 comentários:

  1. Olá
    Enquanto «esperas» pelo emprego, faz um curso de Mandarim.
    O Futuro já está a passar pela China!
    Cumprs, boa sorte e votos de Feliz Natal!

    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      É engraçado mas já não é a primeira pessoa que me diz isso! ;)
      Bons Votos e Feliz Natal também para si e para os seus!

      Abraço

      Excluir