domingo, 27 de novembro de 2016

António Raminhos triunfou novamente em Esmoriz

O Grupo de Teatro Renascer está certamente orgulhoso por tudo aquilo que foi alcançado no decurso do XVII Festival de Teatro de Esmoriz. O evento que principiou a 1 de Outubro e que terminou a 26 de Novembro, contou com 13 espectáculos e atraiu a presença de 1870 espectadores (134 em média por cada representação), 221 actores e 91 técnicos. Estas estatísticas foram reveladas por João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, que não conseguiu conter a emoção, tendo agradecido o esforço incansável de toda a sua equipa bem como o apoio dos patrocinadores. O grupo demonstrou uma organização exemplar, tendo atraído grandes vultos como Vítor Norte, Rui Paixão e António Raminhos, bem como colectividades de teatro conceituadas oriundas de Norte a Sul do País. As actuações tiveram sempre lugar no auditório do Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz nos Castanheiros. Apesar das condições limitadas, o Renascer sempre soube potenciar este espaço, emprestando-lhe dignidade e, acima de tudo, uma nova vida.
Para o encerramento do festival, o Renascer trouxe mais um nome sonante da televisão nacional - o afamado humorista António Raminhos que já havia estado este ano no Festival comemorativo dos 85 anos dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e que nos brindaria agora com o espectáculo "As Marias". António apresentaria vídeos, onde demonstraria as infindáveis brincadeiras com Maria Rita e Maria Inês. A primeira revelava ser mais perspicaz, inteligente e espontânea, enquanto a segunda, mais nova, demonstraria uma maior indiferença face aos sketchs (ao ponto do humorista brincar sobre um potencial maquiavelismo oculto). Apesar do humor imprevisível e até picante, é fácil chegar à conclusão que ser pai é, sem dúvida, um privilégio enorme porque as crianças, através da sua inocência e do seu espírito genuíno, conseguem encher de alegria um lar. Claro que isso também terá as suas desvantagens, nomeadamente o fim da privacidade, bem como a presença de um receio constante sobre o estado de saúde das crianças e o surgimento de situações inesperadas. Mas no fundo, vale a pena usufruir daquela experiência!
António Raminhos exibiu os vídeos mais hilariantes, onde brincava com as crianças, espicaçando-as inclusive de forma a extrair reacções descontroladas, sobretudo da parte de Maria Rita. No entanto, António é agora pai de uma terceira Maria (Maria Leonor), e já está inclusive preocupado porque teme pela sua dose de paciência, visto que terá de suportar mais barulho, e acima de tudo, mais vicissitudes do existencialismo feminino.
No final, o humorista efectuou uma declaração sentida de amor às suas filhas, assegurando que tais gravações seriam uma recordação para que as Marias se lembrassem sempre dele, mesmo quando partisse deste mundo. Aliás, Raminhos fez questão de rematar no final do seu espectáculo - "Estive no primeiro suspiro das minhas filhas, e aí chorei baba e ranho, e quero que elas estejam igualmente presentes no meu último suspiro".
Neste espectáculo de encerramento do festival, estiveram 280 pessoas na plateia durante a primeira sessão (21:30-24:00), enquanto que na, segunda sessão, terão estado pouco mais de 100. Ao todo, estiveram cerca de 400 espectadores nos dois espectáculos. E claro, no final do evento, muitos lamentaram o facto do Esmoriztur ainda não estar operacional para acolher espectáculos deste gabarito que exigem outro conforto e outras condições.




Imagem nº 1 - Selfie de António Raminhos diante de um auditório que encheu por completo.
Foto - António Raminhos




Imagem nº 2 - O humorista levou a palco o espectáculo "As Marias", onde demonstrou as suas brincadeiras com as suas filhas Maria Rita e Maria Inês.
Foto da autoria de Carlos Alves




Imagem nº 3 - João Gomes ficou mais uma vez satisfeito pela adesão do público e felicitou todos os que contribuíram para a organização do festival. Elogiou ainda a performance de António Raminhos.
Foto da autoria de Carlos Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário