terça-feira, 29 de novembro de 2016

Hoje somos todos do "Chapecoense"

A Associação Chapecoense de Futebol é um clube brasileiro fundado em 1973 que até hoje não reivindicava uma historial sonante. O clube representava desportivamente o município de Chapecó. No entanto, a sua emancipação no futebol ao mais alto nível aconteceria muito recentemente. Foi em 2013 que o clube ingressou na Série A após participar, durante décadas, nos escalões inferiores do futebol Brasileiro. Durante os últimos três anos, a equipa alcançou a permanência na principal divisão brasileira, terminando em 15º (2014) e em 14º (2015), ocupando nesta temporada de 2016 - a 9ª posição (melhor classificação de sempre), quando falta apenas uma jornada para o fim do campeonato. Esta época seria ainda histórica porque o clube conseguiu alcançar a sua primeira final internacional - a Taça/Copa Sul-Americana. Para atingir esta final, o Chapecoense teve de eliminar equipas como o Cuiabá (Brasil), o Independiente (conceituada equipa argentina), o Junior da Colômbia e o San Lorenzo (afamada equipa argentina de quem é adepto o Papa Francisco). A final (com duas mãos) seria disputada com o Atlético Nacional da Colômbia. Os jogadores do Chapecoense iriam experienciar um desafio único, disputando um troféu organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). O primeiro jogo seria no recinto do adversário.
Mas infelizmente, o destino, muitas vezes amaldiçoada, reservara uma inesperada e fatídica ocorrência - o avião que transportava a equipa brasileira cairia em Cerro Gordo (Colômbia). Dos 81 tripulantes (entre jogadores, técnicos, dirigentes e jornalistas), apenas cinco sobreviveriam, contabilizando-se assim 76 mortes já confirmadas. Desconhecem-se ainda as causas do acidente trágico, mas há quem aponte para uma eventual falta de combustível. No entanto, as averiguações prosseguem de forma a esclarecer definitivamente o sucedido.
O Atlético Nacional, clube da Colômbia, que iria defrontar a Associação Chapecoense, solidarizou-se, desde imediato, estando disposto a abdicar da taça para que a mesma seja entregue ao adversário que foi alvo deste terrível acontecimento, tendo ficado praticamente sem jogadores para disputar a final.
Na minha opinião, penso que o título deveria ser entregue ou repartido pelas duas equipas, algo que não seria inédito na História do Futebol Mundial - o Chapecoense merece esta homenagem aos seus jogadores, e o Atlético Nacional, pela sua postura de desportivismo, também não deveria ser excluído de tal acção nobre. Espero que as entidades que regem o futebol na América do Sul saibam gerir este caso da forma mais humana possível.
Hoje somos todos da Associação Chapecoense de Futebol.
Enviamos as nossas condolências aos familiares das vítimas!





Imagem nº 1 - Símbolo do clube fundado em 1973.
Retirada do Google Imagens



Resultado de imagem para Chapecoense

Imagem nº 2 - Esta era a equipa que realizou, em 2016, a melhor temporada de sempre ao serviço do clube. Um 9º lugar na Série A e uma final alcançada na Taça Sul-Americana. Infelizmente, a maior parte destes jogadores já não estará cá para contar aos seus filhos e netos os seus prodigiosos feitos. Mas merecem ficar na História
Foto - AFP


Resultado de imagem para AVIÃO CHAPECOENSE

Imagem nº 3 - O despiste fatal em Cerro Gordo - Colômbia.
Foto - Globo

Um comentário:

  1. De acordo com a última recontagem, existem afinal 6 sobreviventes e 71 mortos. Pelos vistos, só tinham embarcado no avião 77 pessoas e não 81, como se julgava inicialmente.

    ResponderExcluir