quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Correio dos Comunicados Políticos - Equipa de António Bebiano (PSD) recorda a obra produzida na cidade ao longo do último quadriénio


Esmoriz é Praia, mar, surf e turismo...



Felizmente já poucos se recordam do que era chegar à Praia Velha e deparar com um cenário de circulação automóvel e estacionamento desorganizado e desatualizado.



Carros em cima das dunas, peões sem espaço para circular, um cenário bastante precário.



Também poucos se recordam da época quando não era possível verificar on-line e em tempo útil o estado da Praia e do Mar na nossa Praia da Barrinha.



Ambos problemas foram resolvidos por esta Junta.



Ao longo de toda a nossa frente de mar isolámos as dunas, ordenámos o estacionamento, ordenámos a circulação automóvel e reforçámos os espaços pedonais.



Com a parceria do Barra Mars, esta Junta instalou uma beach cam no topo do edifício, através da qual, qualquer um pode verificar on-line as condições da Praia. 

Já constatamos que, além dos Esmorizenses, dos imensos surfistas e vizinhos das terras limítrofes, muitos emigrantes também aproveitam a beachcam para matar saudades da praia da sua terra.


Já acordámos Esmoriz, Vamos AFIRMAR ESMORIZ!




_____________________________________________________________"__________________




Esmoriz é qualidade de vida!



Hoje, fruto do trabalho deste executivo, o Jardim Padre Campos (junto à igreja) está de cara lavada.



Aquando das obras de reabilitação da Praça dos Combatentes, também o Jardim Padre Campos não foi esquecido por esta Junta de Freguesia.



Um espaço verde que estava esquecido e abandonado, foi repensado, reabilitado e tornado acolhedor para quem o visita. Trata-se, agora, de um local aprazível, com ampla acessibilidade, e que dignifica a Cidade de Esmoriz e o seu renovado Centro.


Já acordámos Esmoriz, vamos AFIRMAR ESMORIZ!



____________________________________________________________"____________________




Esmoriz é Ordenamento!



Quando este executivo entrou em funções, não havia um parque de estacionamento ordenado na Cidade. 

Reorganizámos quatro parques de estacionamento na Cidade: o Parque da Junta de Freguesia, o Parque da Praça dos Combatentes, o Parque do antigo estaleiro na Av. Dr Fernando Raimundo Rodrigues e o Parque Junto ao WC da Praia.


Quatro obras fundamentais no ordenamento do trânsito da Cidade.



No Parque da Junta, um parque que, fruto da falta de marcações, era tradicionalmente desorganizado e caótico, este executivo procedeu à sua marcação e organização, rentabilizando a sua lotação.



No seguimento da reabilitação da Praça dos Combatentes, procedeu-se à criação de um novo Parque de estacionamento no terreno contíguo, onde se irá reinstalar o mercado semanal de sábado, e complementando toda a área de aparcamento da Praça dos Combatentes.



Poucas Cidades têm o espaço de estacionamento, no seu centro, como Esmoriz atualmente tem, e ainda para mais gratuito.



Na Av. Dr Fernando Raimundo Rodrigues, este executivo resolveu um problema que há décadas assolava a Cidade – o antigo estaleiro da Praia - criando no seu sítio mais um Parque de estacionamento gratuito de apoio à Praia e ao seu Comércio local.



Junto aos Wc’s da Praia, este executivo protegeu as dunas, fechando e organizando o Parque de estacionamento e dotando-o de acessos condignos.



Nunca antes a cidade de Esmoriz foi tão organizada em matéria de estacionamentos públicos como nestes 4 últimos anos de mandato do nosso Executivo.


Já acordámos Esmoriz, vamos AFIRMAR ESMORIZ!


________________________________________________________________________"_______




Esmoriz é Educação!



No plano educativo, esta Junta de Freguesia foi muito além das suas competências e obrigações.



Ao nível do 1º ciclo, assegurámos a manutenção e pequenas reparações, a limpeza da zona envolvente das escolas, a limpeza dos espaços verdes no seu interior, o fornecimento de produtos de higiene e apoio logístico.



Ao nível do Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar-Norte assegurámos apoio logístico e financeiro dedicado à formação desportiva e manutenção das instalações, apoiámos o “Português na Palma da mão” assegurando a sua publicação, e contribuímos para a organização dos Gigantes Invisíveis.



Esta Junta contemplou, pela primeira vez, um apoio financeiro direto às Associações de Pais (Escola Secundária, Florbela Espanca e 1º ciclo), além de todo o apoio financeiro e logístico às suas atividades regulares, num reconhecimento da importância do seu papel no retrato educativo da Cidade.



Além disso, assegurámos ainda, em protocolo com o Agrupamento, a realização de estágios curriculares em contexto de Junta de Freguesia, aos alunos do nosso Agrupamento.


Já acordámos Esmoriz, vamos AFIRMAR ESMORIZ!


__________________________________________________________________________"______




Esmoriz é de todos!



Esta Junta foi responsável por um programa de pavimentação de caminhos e ruas mais escondidas da Cidade.



Rua João Coimbra, Travessa da Quinta Norte, Travessa da Quinta Sul, caminho dos Castanheiros e ligação ao caminho da Estrada Nova.



Independentemente de serem trabalhos de menor visibilidade, foram intervenções valiosíssimas para quem lá vive, quando já poucas esperanças alimentavam de ver as suas casas com acessos condignos.


Já acordámos Esmoriz, vamos AFIRMAR ESMORIZ!



________________________________________________________________________"________




Nós prometemos, nós cumprimos!



Estivemos presentes num momento histórico para a cidade de Esmoriz:



O primeiro dia do mercado semanal na nova praça dos combatentes, obra da autoria da Junta de Freguesia de Esmoriz e da Câmara Municipal de Ovar.



Encontramos mais uma calorosa receção junto dos nossos Esmorizenses, onde encontrámos tanto feirantes como clientes visivelmente agradados com as condições renovadas e organização do novo espaço.


Já acordámos Esmoriz, vamos AFIRMAR ESMORIZ!

___________________________________________________________________________"_____



Esmoriz é Ambiente!



Esmoriz foi uma cidade pioneira, em todo o Portugal, no abandono do uso de herbicidas a favor da Deservagem térmica das ruas.



Esta Junta começou a usar a Deservagem térmica e mecânica, não obstante serem métodos mais demorados e trabalhosos, pois sabemos que o nosso ambiente está acima de tudo.



Queremos deixar uma cidade mais limpa para as nossas futuras gerações.



Já acordámos Esmoriz, vamos AFIRMAR ESMORIZ!




______________________________________________________________________________"__




Esmoriz são as pessoas!



Desde o início do mandato que o presidente da Junta tem visitado os centros de dia das nossas instituições de apoio social, nos aniversários de todos os seus utentes.



Um pequeno gesto, acompanhado de uma lembrança, que homenageia todo um percurso de vida dos nossos seniores.



Reconhecimento, mais do que merecido, a quem tanto se esforçou em prol da nossa Cidade e a quem nos permitiu ser os homens e mulheres que somos atualmente.



São estes pequenos gestos que podem fazer toda a diferença.


Já acordámos Esmoriz, vamos AFIRMAR ESMORIZ!



___________________________________________________________________________"_____



Esmoriz é Escola da Vida



A Universidade Sénior foi criada por este executivo no início do seu trabalho na Junta e dispõe de várias disciplinas transversais a diversas matérias, como por exemplo as artes, política, história, informática, línguas, desporto, entre outras.



Contou, no ano lectivo transacto, com 76 alunos inscritos.



Com sede no Palacete dos Castanheiros, desde o início se assumiu como uma referência, no que diz respeito ao envelhecimento activo e à qualidade de vida dos nossos seniores.



Reparte, ainda, a sua actividade pela Junta de Freguesia e pelo Pavilhão do Esmoriz Ginásio Clube.



Uma mais valia para os alunos, para a Cidade e para toda a Comunidade Esmorizense.



Já acordámos Esmoriz, vamos AFIRMAR ESMORIZ!




____________________________________________________________________________"____


Esmoriz é reabilitação!


A Junta de Freguesia tem vindo a executar um programa de proximidade, através do qual tem reabilitado os tanques e lavadouros da Cidade.



Dois grandes exemplos desse trabalho são o tanque de S.João e o tanque do Passadouro.



Um especial agradecimento ao Alex Silva que se voluntariou para ajudar na reabilitação do tanque do passadouro e de s. João.



Já acordámos Esmoriz, vamos AFIRMAR ESMORIZ!









Nenhum comentário:

Postar um comentário