segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Especial Autárquicas II (Esmoriz & Ovar) - Assembleia Municipal: O confronto interessante entre Pedro Braga da Cruz e Fernando Almeida

Muito se tem falado nas eleições para o executivo municipal, mas poucos abordam a realidade em torno dos candidatos à Assembleia Municipal, pelo que optámos por redigir este artigo. Como se sabe, o eleitor tem direito a votar em três boletins - um para a Assembleia de Freguesia, outro para o Executivo Municipal, e por fim, um derradeiro para a Assembleia Municipal. 
Pelo PSD, avançará o actual presidente da Assembleia Municipal - Pedro Braga da Cruz. A nosso ver, não realizou um mau trabalho, contudo também não esteve a um nível de alta qualidade. Soube cumprir o seu papel na orientação das assembleias, mas a verdade é que estas também ajudaram, tal foi a passividade que várias vezes ali se vislumbrou. Por outras palavras, foram raros os debates escaldantes (culpa também da própria oposição), e claro, isso facilitou o papel de quem tem a função de saber colocar ordem naquela casa. Contudo, Pedro Braga da Cruz errou, ao não puxar orelhas "aos seus", sobretudo em algumas situações em que a própria ética não foi muito bem respeitada pelo executivo. Um presidente de qualquer assembleia tem de ser neutro e não pode ter medo de chamar à atenção dos seus. Ainda assim, o seu papel político foi positivo, sabendo ser um intermediário aceitável nas discussões. É favorito à reeleição, até porque beneficiará igualmente da popularidade do actual presidente da autarquia. 
Até este momento, o seu mais acérrimo concorrente tem sido Fernando Almeida, candidato do CDS-PP, o qual não tem papas na língua, afirmando que, se for eleito, irá exigir máxima transparência em todos os procedimentos camarários. Esse empenho em prol da fiscalização autárquica parece ser mesmo uma prioridade para o candidato centrista que, ao longo dos últimos meses, tem denunciado casos de protocolos polémicos e a inacção de quem deveria afrontar os vereadores com estes dossiers. Fernando promete ser uma voz incómoda, defendendo, acima de tudo, os interesses municipais. Sinceramente, é de admirar a frontalidade e a coragem de Fernando Almeida. Mesmo sem ter qualquer lugar na "oposição parlamentar local", foi uma das poucas vozes críticas do actual executivo ao longo destes últimos tempos. Por vezes, podemos discordar das suas opiniões e noutras concordar, mas um elemento destes fazia certamente muito jeito na Assembleia Municipal, mesmo que seja só eleito como mero elemento da mesma, visto que o PSD tem clara vantagem em termos de simpatizantes e de projecção publicitária autárquica. Fernando é daquelas pessoas que se gosta ou se odeia, mas tem carisma e carácter. E isso são requisitos que podem ser muito úteis numa assembleia municipal.
No Partido Socialista, a aposta recaiu em David Oliveira, o qual garante que irá dar o seu melhor nos próximos quatro anos para servir a comunidade vareira. Os socialistas afirmam não se rever em qualquer expressão de clientelismo e querem combater aquilo que consideram ser um marasmo existente no concelho. Esta é também uma aposta que poderá fazer mossa, até porque os socialistas contam com vários apoiantes no concelho e podem inclusive retirar algum proveito da realidade nacional. Ainda assim, não se avizinha fácil um potencial triunfo dos socialistas no que diz respeito à Assembleia Municipal, embora ainda assim menos improvável do que uma potencial vitória de Vítor Amaral diante de Salvador Malheiro. David Oliveira parte por isso na segunda posição na corrida à assembleia municipal.
No Bloco de Esquerda, a escolha recaiu no docente e investigador universitário Eduardo Ferreira. É um jovem erudito com provas dadas no mundo da biologia, e decerto que prestará um excelente contributo na Assembleia Municipal. Prezo muito a forma como este esmorizense defende as cores do seu partido, demonstrando que é fiel à sua causa e que não hesitará em dar um contributo relevante, até porque o dossier ambiental (área que se coaduna com a sua formação científica) se afigura de grande relevância no nosso concelho (Barrinha, Ria de Aveiro, avanço marítimo no Furadouro, etc...). Os bloquistas tal como o CDS-PP são claramente outsiders neste confronto, mas podem melhorar a sua representatividade naquele órgão municipal que é a Casa da Democracia Local. 
Por fim, na CDU, avança o seu representante legítimo na Assembleia Municipal e médico de profissão, Miguel Jeri. É um jovem também ele promissor na arena política com o conhecimento necessário em torno da realidade vivenciada pela comunidade vareira. É considerado por muitos como o cérebro do actual Partido Comunista em Ovar. O partido aposta assim numa figura respeitada que deverá garantir a continuidade da mencionada representatividade, embora longe de uma eventual vitória.
Em suma, a eleição que deverá ditar o futuro presidente da Assembleia Municipal bem como a sua restante composição poderá ser muito mais equilibrada do que aquela que determinará a realidade do executivo municipal. Aqui certamente não há vencedores nem vencidos antecipados. Prognósticos podem existir, mas nada está decidido. Estes últimos dias podem ser determinantes.
Os dois principais partidos apostam em candidatos mais experientes, enquanto que os outros três, ditos mais pequenos, acreditam na irreverência e nos princípios coerentes dos seus "jovens". 



 Imagem relacionada

Imagem nº 1 - João Pedro Braga da Cruz, candidato do PSD à Assembleia Municipal de Ovar e actual presidente do mencionado órgão, parte como favorito à reeleição. Ficou também conhecido pelo bom trabalho realizado à frente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro.
Foto - Revista Cargo. Net




Imagem nº 2 - Fernando Almeida, candidato do CDS-PP à Assembleia Municipal de Ovar, é a principal voz do descontentamento. Exige mais controlo e transparência autárquica. O CDS-PP espera eleger finalmente representantes na Assembleia.



Resultado de imagem para david oliveira ps

Imagem nº 3 - David Oliveira, candidato do PS à Assembleia Municipal de Ovar, tem esperanças num eventual triunfo, mesmo não sendo favorito.
Foto - Blogue OvarNovosRumos



Resultado de imagem para eduardo ferreira bloco de esquerda ovar

Imagem nº 4 - Eduardo Ferreira (o primeiro da imagem) promete projectos inovadores para a autarquia, não descurando os interesses da juventude bem como a defesa do meio-ambiente. Já agora, é o único esmorizense que encabeça uma lista para a Assembleia Municipal.
Foto - BE Ovar



Resultado de imagem para miguel jéri cdu

Imagem nº 5 - Miguel Jeri é uma das grandes revelações políticas dos últimos anos. O jovem candidato da CDU é uma aposta segura de política construtiva na Assembleia Municipal de Ovar.
Foto - CDU Ovar





Texto do Momento 
(Fernando Almeida, Candidato do CDS-PP)

"Não, não temos brindes para oferecer. 
Não, não damos comes e bebes a ninguém. 
Não, não temos carros de som.
Não, não temos grandes outdoors. 
Não, não temos muitos cartazes.
Não, não manipulamos nada, nem ninguém. 
Não, não temos sede de campanha.
Não, não aceitámos qualquer donativo de privados.
Não, não temos qualquer dívida, muito pelo contrário, temos tudo pago.
Não, não chegámos agora, já cá andamos há muitos anos.
Sim, estamos muito empenhados no nosso projecto. 
Sim, temos percorrido kms a pé a ouvir as pessoas. 
Sim, temos trabalhado imenso. 
Sim, somos contra campanhas megalómanas.
Sim, temos um projecto para governar o nosso Município. 
Sim, temos uma equipa competente e capaz de assumir os destinos do Concelho. 
Sim, acreditamos que é possível alcançar um excelente resultado com uma campanha de baixo custo e sóbria, em que damos a cara diariamente e mostramos o nosso projecto para Ovar.
Sim, acreditamos que as pessoas nos vão dar um voto de confiança.
A nossa campanha também nos distingue e diz muito da nossa forma de estar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário