sexta-feira, 2 de novembro de 2018

A Assembleia das Redes Sociais Decide (Rubrica I)

A "Assembleia das Redes Sociais Decide" é uma nova rubrica que decidimos criar de forma a envolver a participação de todos os cibernautas no Facebook. Através de posts públicos, lançamos sondagens sobre temáticas que interessam à Cidade de Esmoriz. Cada edição da rubrica assegurará a consulta popular mediante duas questões distintas. Com um prazo estabelecido de uma semana, os leitores poderão votar e até partilhar para que outros possam também votar. Este método é mais seguro e transparente porque evita potenciais votos em duplicado.
Iremos agora analisar os resultados das duas primeiras sondagens que estiveram em votação entre os dias 26 de Outubro e 2 de Novembro. A adesão foi considerável, algo que nos satisfaz.



 Sondagem nº 1
Acredita que a estação de caminhos de ferro de Esmoriz irá manter os seus serviços?





Sondagem Electrónica nº 1 - Acredita que a estação de caminhos de ferro de Esmoriz irá manter os seus serviços?
Respostas Possíveis: Sim (65%; 116 votos) vs Não (35%; 63 votos)
Total de Votos: 179 (100%)
Realização da Sondagem: 26/10/2018 até 02/11/2018
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)




Contexto da Sondagem: Contexto: A crise na CP/Infraestruturas de Portugal tem levado a alguma contenção de gastos e reorganização de serviços. A possibilidade de encerramento da estação de Esmoriz ganhou força no início deste ano, quando funcionários da dita paragem terão recebido uma informação confidencial que ia nesse sentido, embora os comboios continuassem a fazer ali as suas paragens estipuladas nos horários delineados. A rápida reacção popular e dos organismos públicos locais adiou, para já, qualquer decisão oficial, cenário confirmado em dois e-mails de resposta que tivemos da Infraestruturas de Portugal. Sem uma resposta definitiva, tudo poderá acontecer. Repare-se que foi introduzida recentemente sinalização sonora que poderá vir a substituir a comunicação verbal para efeitos de aproximação de comboios que param ou não em Esmoriz. A autarquia vareira exige a manutenção da estação bem como a realização de obras de manutenção/modernização, além de intervenções profundas no troço ferroviário.


Resultados da Sondagem: Com 179 votos contabilizados, a maior parte dos votantes (65%) acredita que a Estação de Esmoriz irá manter todos os seus serviços (recurso às casas de banho, espaço ou bar próprio para exploração, serviços de apoio à bilheteira e ao esclarecimento de dúvidas, comunicação verbal sobre a chegada iminente de comboios). No entanto, fica também patente que existe alguma desconfiança ou até reserva sobre a possibilidade da estação acabar mesmo por encerrar. Ou seja, o receio de tal cenário permanece ainda activo, mesmo que a maioria acredite num final feliz.





Imagem nº 1 - A Estação de Esmoriz irá manter os seus serviços no futuro?
Foto da nossa autoria




Sondagem nº 2

Concorda com a substituição do parque de lazer da Praia da Barrinha para uma configuração mais funcional e simplista (ver temática num dos posts localizados um pouco mais abaixo que alude ao projecto da criação de um calçadão que ligue Esmoriz a Cortegaça)?




Sondagem Electrónica Nº 2 - Concorda com a substituição do parque de lazer da Praia da Barrinha para uma configuração mais funcional e simplista?
Respostas Possíveis: Sim (76%; 133 votos) vs Não (24%; 43 votos)
Total de Votos: 176 (100%)
Realização da Sondagem: 26/10/2018 até 02/11/2018
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)




Contexto da Sondagem: O Parque de Lazer da Praia da Barrinha poderá vir a ser substituído por outro mais moderno e funcional, em breve. Em causa, está um projecto inovador para as zonas costeiras de Esmoriz e Cortegaça que ficarão unidas por um calçadão, caso o mesmo se concretize. Oito ou nove áreas à beira-mar seriam intervencionadas, incluindo o parque que mencionamos. O projecto (apresentado numa das imagens em baixo) para o novo parque ou praça da praia assenta num padrão mais simplista e funcional, jogando com o amplo espaço que o terreno proporciona. No entanto, o actual e vigente parque, embora não sendo tão funcional, alude às tradições históricas locais tais como a tanoaria (presença dos barris e pipos), a arte xávega (presença de um barco e de um espaço em formato marítimo/ondular) e os palheiros (com a presença de pequenas imitações de diferentes cores), algo que não existe no novo projecto do parque em questão. E foi, por isso, que decidimos lançar esta sondagem bem como o seu respectivo debate.


Resultados da Sondagem: Os resultados foram mais esclarecedores nesta sondagem. Um pouco mais de três quartos dos votantes disseram "sim" ao novo projecto, enquanto que apenas 24% dos participantes se mantêm fiéis à continuidade do actual parque. Quer-nos parecer que boa parte da comunidade deseja uma mudança do panorama visual à beira-mar, e isso, no entender colectivo, parece ter mais peso que a simbologia histórica. Muito sinceramente, esperava que esta sondagem fosse mais equilibrada, mas assim não o foi, e os resultados são claros. Há um claro sinal a favor da mudança, embora este projecto ainda esteja longe de ser concretizado até porque não passou sequer do rascunho, apesar da vontade dos representantes políticos de Esmoriz, Cortegaça e Ovar em torná-lo, um dia, realidade.





Imagem nº 2 - Proposta do Arquitecto João Gomes para a Praça BarraMars.
Direitos da Foto - Encontros de Urbanismo de Esmoriz





Imagem nº 3 - O actual Parque de Lazer da Praia da Barrinha em Esmoriz.
Foto Partilhada por Victor Lima na Página "Imagens e Sons de Esmoriz" no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário