sábado, 10 de novembro de 2018

A Assembleia das Redes Sociais Decide (Rubrica II)

Mais duas sondagens foram levadas a cabo na nossa página das redes sociais (Facebook). Assim sendo, iremos agora analisar os resultados das mesmas. 


Sondagem nº 3 - Acredita que a futura instalação do Continente Bom Dia será uma mais-valia para a comunidade de Esmoriz?




Sondagem Electrónica Nº 3 - Acredita que a futura instalação do Continente Bom Dia será uma mais-valia para a comunidade de Esmoriz?
Respostas Possíveis: Sim (88%, 161 votos) Não (12%, 23 votos)
Total de votos: 184 (100%)
Realização da Sondagem: 02/11/2018 - 09/11/2018
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)



Contexto: A iminente implementação do Continente Bom Dia em Esmoriz trará certamente mais concorrência e competitividade ao nível do comércio local. O Continente é conhecido pelos seus produtos de qualidade, embora o preço possa ser, por vezes, discutível, na óptica de alguns cidadãos. No entanto, também existe o reverso da medalha, os pequenos supermercados e até cafés (não esquecer que a superfície comercial terá também uma padaria de qualidade) poderão ser prejudicados com a entrada deste gigante comercial em cena. O Continente Bom Dia será benéfico e permitirá aos cidadãos acederem a mais produtos interessantes? Ou irá prejudicar o comércio tradicional? Valerá a pena a sua entrada em Esmoriz? 

Resultados: A esmagadora maioria da população esmorizense está disponível para receber de braços abertos a nova plataforma comercial, demonstrando claro interesse nos seus bens de qualidade. Alguns participantes alegaram inclusive, através dos seus comentários, que serão, em breve, criados novos postos de trabalho e que tudo irá favorecer a competitividade económica a nível local. 88% dos inquiridos "aprovam" assim a entrada do Continente Bom Dia em Esmoriz que deverá então localizar-se, mais concretamente, junto às bombas de gasolina da Repsol (Avenida 29 de Março). Refira-se que esta foi, para já, a sondagem mais votada de todas (embora só tenham sido realizadas quatro até agora), tendo sido contabilizados 184 votos. 




Imagem nº 1 - A construção do Continente Bom Dia avança a bom ritmo em Esmoriz. Espera-se que seja ainda inaugurado antes do final do ano de 2018.
Foto enviada por um leitor nosso




Sondagem nº 4 - Na sua opinião, Esmoriz tem condições para, um dia, ser sede de concelho?




Sondagem Electrónica Nº 4 - O Bairrismo em Esmoriz é uma expressão colectiva, mas nas duas últimas décadas, o povo sonhou com uma potencial aspiração municipal, tendo chegado a existir um projecto que não passou, em 2003, na Assembleia da República. Na sua opinião, Esmoriz tem condições para, um dia, ser sede de concelho?
Respostas Possíveis: Sim (57%, 59 votos) Não (43%, 44 votos)
Total de Votos: 103 (100%)
Realização da Sondagem: 02/11/2018 - 09/11/2018
Duração da Sondagem: 7 dias (uma semana)


Contexto: Esmoriz já pertenceu, durante a sua história, aos concelhos de Santa Maria da Feira, Espinho (embora por apenas 2 anos) e Ovar. No ano de 1955, tornou-se vila, e em 1993, alcançou o estatuto de cidade. Em 2003, tentou ser concelho, mas o projecto de elevação não foi aprovado no Parlamento. O tema nunca deixou, mesmo assim, de ser discutido em cafés e nos jornais locais/regionais. Inclusive, algumas afirmações recentes de actuais protagonistas políticos já nos remeteram para este assunto, o qual não está de todo "morto". Por isso mesmo lançamos este debate para que todos possam dar a sua opinião através do voto. Esmoriz tem condições para ser um concelho auto-suficiente? Ou é tudo uma ilusão fantasiada?

Resultados: Esta foi certamente uma votação algo equilibrada, mas o sim ao "sonho de ascensão municipal" de Esmoriz mereceu 57% dos votos, o que reforça a ideia de que as pretensões autonomistas desta cidade ainda permanecem bem vivas. Ainda assim, há quem discorde desta ambiciosa elevação e daí não poderem ser desconsiderados os 43% de votantes que afirmaram ser contra. É importante mencionar aqui que esta era uma sondagem pública (tal como as outras!) em que qualquer um poderia votar (embora só com direito a um voto e nós monitorizamos isso), fosse natural ou residente em Esmoriz ou noutra localidade pertencente ou não ao concelho de Ovar. Ainda assim, esperávamos contar com uma boa participação nesta sondagem, mas apenas recolhemos 103 votos, o que não passa ainda de uma pequena amostra, insuficiente para conclusões mais detalhadas.





Imagem nº 2 - Esmoriz tem orgulho do seu estado citadino. No entanto, muitos são os cidadãos que lhe desejam imprimir um novo estatuto. Será que algum dia a cidade virá a ser concelho? Ou o mar tratará daqui a alguns séculos de engolir muitas urbes do litoral, frustrando os seus projectos de evolução? As respostas serão dadas no futuro.
Foto meramente exemplificativa de Nélson Garrido in Jornal Público 

Nenhum comentário:

Postar um comentário