sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Centro Comunitário de Esmoriz promoveu seminário sobre as dependências

No passado dia 9 de Novembro, o Centro Comunitário de Esmoriz promoveu o seminário “Às Voltas com as Dependências” que teve assim lugar na Escola de Artes e Ofícios de Ovar. A iniciativa pretendia assinalar o décimo aniversário do projecto “Dá a Volta” que a entidade esmorizense havia concebido, no concelho de Ovar, para minimizar eventuais riscos ou danos junto de pessoas que revelem comportamentos aditivos ou que manifestem outro tipo de dependências nefastas. 
O auditório daquele estabelecimento contou com uma boa assistência, embora não tenha ficado lotado.  
No seminário foram debatidos inúmeros temas tais como o Modelo Português de Intervenção nas Dependências, a importância das equipas de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) no tratamento, o futuro da RRMD em Portugal, as dependências sem substâncias e as novas substâncias e consumidores, assim como a problemática do álcool e metodologias de intervenção da RRMD na mesma. Por fim, foi ainda realizado um debate sobre a intervenção em contextos recreativos e discutiu-se igualmente o trabalho em torno do drama da prostituição e o futuro das políticas nos comportamentos aditivos na perspectiva dos consumidores. 
O seminário contaria ainda com a presença do Dr. Manuel Cardoso, sub-director geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD). Além disso, foram partilhados testemunhos por parte dos técnicos das equipas de tratamento de Aveiro e das equipas de rua do Porto, Barcelos e Lisboa, de professoras universitárias da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e do Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, e de um representante da Associação CASO - Consumidores Associados Sobrevivem Organizados. 
O evento serviu naturalmente para passar a mensagem de que o combate às drogas, aos vícios na bebida (álcool), às dependências virtuais e à prostituição/exploração sexual deve continuar a todo o custo, até porque os resultados obtidos, embora ainda estando longe dos patamares de perfeição, pelo menos, já foram suficientes para mudar a vida de algumas pessoas para bem melhor. As equipas de rua e de acompanhamento são vitais na reinserção social dessas pessoas na vida familiar e laboral. 
O Centro Comunitário de Esmoriz é uma das instituições mais atentas da região ao problema das dependências, tendo já realizado seminários, workshops e acções de sensibilização sobre o tema, isto já, para não mencionar o seu próprio projecto “Dá a Volta”, cuja designação é bastante elucidativa quanto aos seus propósitos. 













Fotos enviadas pelo Centro Comunitário de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário