terça-feira, 27 de novembro de 2018

Esmoriz também precisa de um quebra-mar

Em primeiro lugar, é de louvar o facto de a Câmara Municipal de Ovar ter decidido avançar com o projecto de criação de dois quebras-mares no concelho que servirão assim as praias de Cortegaça e do Furadouro. Acções legítimas, sem dúvida. 
No entanto, continuamos a achar que este é um processo muito complexo e cujos resultados serão sempre uma incógnita, pese o investimento avultado (o qual não andará muito longe dos 20 milhões de euros, segundo adiantou a SIC Notícias) que a autarquia vareira estará disposta a fazer, sem contar com grandes apoios da tutela. 
O facto de este método nunca ter sido anteriormente aplicado em Portugal não ajuda a credibilizar a ideia de que esta será a estratégia messiânica mais adequada para evitar o avanço do mar nas próximas décadas, e é disso que estamos a falar, décadas, ou na pior das hipóteses, uma dúzia de anos. 
O exemplo espanhol de Alicante (talvez o único caso peninsular) não nos serve de muito. Esta localidade da província valenciana é banhada pelo Mar Mediterrâneo. Se olharmos bem para as imagens do quebra-mar, vemos que esta é a única barreira às investidas da ondulação, existindo depois o areal e até prédios. O Mar Mediterrâneo não é tão agitado como o Atlântico, como todos sabem. A realidade é completamente diferente. 
Os engenheiros da Universidade de Aveiro terão que adaptar os quebra-mares à realidade local que não é nada famosa. Se o conseguirem, e se por ventura, valer a pena o investimento, não se esqueçam também de Esmoriz. Fala-se muito do galgar do mar no Furadouro, mas o mesmo acontece frequentemente entre a Praia do Cantinho e a Praia dos Pescadores, em Esmoriz. Quem não se lembra de uma antiga casa da guarda fiscal ter sido engolida pelo mar no início do século passado? E porque não falar do destino similar que conheceu a antiga Capela da Praia? 
Aliás, Esmoriz, Cortegaça e Furadouro têm sido as principais vítimas do avanço marítimo, pelo que a cidade da Tanoaria não pode nem deve ser ignorada nesta temática. 



Resultado de imagem para avanço mar esmoriz

Imagem nº 1 - A Fúria do Mar na Praia do Cantinho
Foto da autoria de Arménio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário