terça-feira, 20 de novembro de 2018

Novos Quebras-mares poderão ser uma realidade em Ovar

Poderão ser, pelo menos, três, os quebra-mares que se implementarão futuramente no Distrito de Aveiro, no decurso dos próximos anos. De acordo com a SIC Notícias, estamos a falar de barreiras construídas no mar e que forçam as ondas a rebentarem antes de atingirem a costa. O investimento total nestas três infraestruturas irá ficar-se pelos 20 milhões de euros, sendo este financiamento quase exclusivo da parte das autarquias.
No entanto, é bom sublinhar que tal método nunca fora experimentado anteriormente em Portugal, e a sua viabilidade ainda está a ser analisada pelos engenheiros responsáveis pelo estudo. 
Caso os estudos sejam aprovados, Ovar irá receber dois quebras-mares, em Cortegaça e no Furadouro, enquanto Vagos ficará com outro.
Os especialistas dizem que não existem métodos perfeitos para suster o avanço do mar, pelo que estão a acompanhar minuciosamente todos os detalhes do projecto, de forma a poder elaborar uma opinião sólida sobre o mesmo.




Resultado de imagem para quebra mares

Imagem nº 1 - Um quebra-mar em Alicante (Espanha). Os resultados inerentes a este quebra-mar têm sido inconclusivos até porque a ondulação naquela região costeira espanhola não é tão agitada como a nossa. Aliás, Alicante é banhada pelo Mar Mediterrâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário