domingo, 4 de agosto de 2019

Municipium Progressus II

Com o intuitos de averiguar se efectivamente existem descargas poluentes sobre o Rio Vizela, a Câmara Municipal de Vizela, liderada pelo independente Victor Hugo Salgado, decidiu recorrer a um robot que seria colocado nas condutas de forma a captar imagens em vídeo e recolher amostras da água que ali corre.
Segundo a TSF, a autarquia vizelense chegou à conclusão de que havia 27 casas em Vizela que descarregavam directamente águas residuais no rio Vizela, e alegou agora que a água avermelhada, por vezes registada no curso de água, resultava das águas despejadas pela Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serzedo, em Guimarães, da responsabilidade da empresa Águas do Norte, tutelada pelo ministério do Ambiente.
Apesar de casos anteriores já terem sido arquivados judicialmente, a Câmara Municipal de Vizela promete voltar à carga com novos recursos e processos, continuando assim a luta pela despoluição dos rios Vizela e Ave. 
A autarquia está convicta de que há três grandes fontes poluentes. Uma é a a ETAR de Serzedo, outra é uma conduta na marginal ribeirinha, e a última radica num complexo termal. Já foram identificados 27 prevaricadores privados mediante o recurso a um robot, tendo sido aqueles notificados a proceder às alterações necessárias ao nível do saneamento. 
Victor Hugo Salgado apelou ainda à  Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para não hesitar em aplicar multas a estações de tratamento públicas.
A Águas do Norte já reagiu e refutou as acusações que lhe são dirigidas, alegando que procura zelar pelo bom estado das linhas de água que constituem a bacia hidrográfica do Rio Ave.  
No entanto, o que importa aqui realçar é que a Câmara Municipal de Vizela, liderada por independentes, revelou coragem política e procurou identificar os pontos negros do Rio Vizela, de forma a salvaguardar a despoluição deste importante afluente do Rio Ave. O presente pode ser negro para esse curso de água, mas o robot poderá ter ajudado a construir um novo caminho que permita a diminuição das fontes poluidoras. 
E cá no nosso território, deixamos uma questão: para quando uma acção similar na Barrinha de Esmoriz? 




Imagem nº 1 - A Câmara Municipal de Vizela ordenou a introdução de robot nas condutas próximas ao rio Vizela (afluente do Rio Ave). Técnicos da "Vimágua" desempenharam tal tarefa de identificar algumas fontes poluentes daquele curso de água.
O Rio Vizela já foi considerado, no passado, o rio mais poluído da Europa, mas hoje já não detém tal estatuto terrífico ou ominoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário