domingo, 25 de agosto de 2019

Procissão foi o ponto alto (Galeria Fotográfica)

O nosso blogue não faltou à chamada de uma nova missão, e elaborou mais uma notável reportagem fotográfica sobre a procissão em honra de Nosso Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem, uma tradição centenária à qual sempre procuramos dar uma grande visibilidade. 
A animação musical no início da procissão coube à Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, enquanto que, na retaguarda da procissão a Sociedade Musical Boa União deu conta do recado.
Foram cerca de 30 os andores consagrados a imagens e figuras cristãs tais como São Marçal (padroeiro dos nossos bombeiros), São Francisco de Marto, Santo António, São Rafael, Santa Inês, Santa Luzia, Nossa Senhora da Assunção (Padroeira da nossa cidade), Nosso Senhor dos Aflitos e Nossa Senhora da Boa Viagem (padroeiros destas festividades), entre outros. Os andores traziam consigo inúmeros arranjos florais, fazendo com que o trajecto fosse decorado com múltiplas cores.
Paulo Bladek, padre de naturalidade polaca que professa em Arada, assegurou a responsabilidade pastoral da procissão, tendo procedido à bênção do mar, relembrando antes no seu discurso que “com Cristo no barco ou na igreja, estaremos sempre seguros”. 
Outras personalidades estiveram presentes tais como Élio Pereira (Presidente da Comissão de Festas em Honra de Nosso Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem), Salvador Malheiro (Presidente da Câmara Municipal de Ovar), Pedro Braga da Cruz (Presidente da Assembleia Municipal de Ovar), Carla Mesquita (Presidente da Assembleia de Freguesia de Esmoriz) e António Bebiano (Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz), sendo que todos estes se encontravam trajados à pescadores, honrando a moda vareira.
A procissão saiu na tarde deste Domingo, partindo da Igreja Matriz de Esmoriz rumo à Capela da Praia, contando com milhares de pessoas a assistir e a demonstrar assim a sua devoção. Houve ainda alguma trovoada, mas felizmente não chegaram a registar-se aguaceiros. 
Seguem-se agora fotos de cortesia Cusquices de Esmoriz & Comissão de Melhoramentos que foram tiradas na Avenida Joaquim Oliveira Silva e na Avenida da Barrinha, no lugar da Praia de Esmoriz.

















































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário