quarta-feira, 15 de julho de 2020

Associação de Amigos da Praia Velha marca pontos pela positiva

É talvez a Associação mais recente de Esmoriz, mas já conquistou algumas vitórias desde a sua fundação. O seu número de seguidores e simpatizantes aumentou bastante nos últimos meses.
Em primeiro lugar, os seus responsáveis dinamizaram o lugar da Praia Velha (ou Praia dos Pescadores), deram-lhe visibilidade (ou melhor, colocaram-na no mapa turístico de Portugal!) através de uma página nas redes sociais que já conta com quase 1500 seguidores. Nos últimos anos, este areal começou a ficar na moda, conquistando um número crescente de banhistas.
Os moradores e simpatizantes desta praia uniram esforços e decidiram zelar pelas condições da mesma, lutando pelo seu reconhecimento oficial e ainda pela presença regular de um posto de vigia com nadadores salvadores durante a época balnear. Ambos os objectivos foram concretizados em 2020 pela mencionada Associação que ainda foi mais longe e organizou uma limpeza do areal, acompanhada de uma acção de sensibilização ambiental, que juntou cerca de 120 voluntários e algumas individualidades da região. 
Além disso, foram afixados junto a caixotes do lixo mensagens que apelam às pessoas para que sejam responsáveis e não descartem produtos e objectos para o chão, os quais podem mesmo ser levados pelo mar. Por outro lado, seriam igualmente difundidas mensagens de encorajamento e de motivação social. 
A Associação de Amigos da Praia Velha está a preparar novas ideias e surpresas para o futuro que serão reveladas a seu tempo. Até ver, o seu impacto já se faz sentir na cidade e até os organismos públicos (leia-se Junta de Freguesia de Esmoriz, Câmara Municipal de Ovar e Capitanias) já reconhecem o valor dos seus esforços.
A Praia dos Pescadores ou Praia Velha está assim a adquirir uma novo fulgor, tornando-se numa área de interesse, conjugando, além do areal, a beleza dos palheiros e a majestosidade dos barcos coloridos da Arte Xávega.




Direitos da Foto - Associação de Amigos da Praia Velha (Ano de 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário