No decurso do ano passado, denunciámos neste blogue o abandono e o esquecimento que grassavam em torno da estação de Esmoriz, contudo o cenário felizmente mudou neste ano de 2020.
Em primeiro lugar, o parque de estacionamento junto à estação foi requalificado com um piso novo e com lugares devidamente delimitados. No entanto, a grande surpresa ainda estava por acontecer. O primeiro andar do edifício da estação de Esmoriz tornou-se agora numa guesthouse, destinando-se assim ao alojamento turístico. Tal facto mereceu mesmo uma notícia no Jornal Público.
De acordo com o texto da jornalista Andreia Marques Pereira, “aos 157 anos de idade, a estação ferroviária de Esmoriz ganha uma nova vida – paralela (…) os comboios continuam a passar e a parar, mas agora também se dorme aqui com todo o conforto: no primeiro andar instalou-se a Cork Train Station Guesthouse, a casa da Mariana, do André (responsáveis pelo projecto) e de quem aqui desembarcar”. Por outras palavras, Esmoriz tem mais um lugar de acolhimento de turistas que queiram conhecer os nossos ex-libris e tradições.
Os apelos dos cidadãos que reivindicavam melhorias substanciais para a estação foram assim escutados. E quando assim acontece, todos ficam a ganhar: a CP ou a Infraestruturas de Portugal (que prestam um melhor serviço aos clientes com o seu parque de estacionamento) e a comunidade (porque vê nascer um novo alojamento turístico, emprestando mais “vida” ao edifício da estação).
Desejamos que o projecto da guesthouse seja um sucesso para que possamos todos ter acesso a uma estação mais cativante e cuidada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário