quarta-feira, 22 de julho de 2020

Um Dia do Município carente de harmonia (Artigo de Opinião)

O Dia do Município celebra-se a 25 de Julho, mas uma coisa é certa - numa altura, em que deveria imperar a diplomacia, a verdade é que vai ser um dia polémico e quente por duas ou três razões.
Em primeiro lugar, Fernando Almeida, deputado municipal do CDS-PP Ovar, já afirmou que não irá comparecer, alegando que o município ainda não foi alvo de medidas musculadas de apoio por parte da Autarquia e Estado/Governo Português. Como é lógico, Fernando Almeida tem uma boa parte de razão nos seus argumentos, recordando para esse efeito as dificuldades que hoje muitas empresas enfrentam e a situação especial de crise que se viveu em Ovar, durante o período mais negro da pandemia. No entanto, a sua posição de não comparecer poderá ser discutível, na medida em que, no âmbito do seu discurso, poderia confrontar as personalidades presentes com essa realidade e pressionando-as assim para que agilizassem uma especial atenção para o concelho. Ainda assim, a decisão de Fernando Almeida, embora não sendo consensual, deve ser respeitada e servir como um sinal de alerta para que o Estado Português se lembre de canalizar grandes apoios para o concelho de Ovar, de forma a fazer rejuvenescer com maior vigor o tecido económico e social.
Em segundo lugar, teremos as eleições do PSD Ovar que também vão ser quentes e que nunca deveriam ter sido convocadas para aquele dia. Como é lógico, não nos iremos imiscuir nas questões internas dos partidos, mas o ambiente aqueceu muito recentemente nas redes sociais com a dura troca de argumentos e acusações entre apoiantes das duas listas candidatas. Como é lógico, o dia 25 de Julho deveria ser de celebração e não de intrigas.  Pedia-se pois outra data para aquela eleição. 
Mas há também coisas boas a enaltecer naquele dia - a lista de homenageados por parte da autarquia aceita-se (e há ali gente que merece bastante aquele reconhecimento, embora tivesse faltado, no nosso entender, uma homenagem também à corporação dos Bombeiros Voluntários de Ovar), o aumento dos apoios às associações é também uma boa notícia e claro, o facto de já todos termos ultrapassado, com sucesso, a pior fase da pandemia do COVID-19, e aqui há méritos claros do Gabinete de Crise do Município de Ovar que ajudou a salvar várias vidas humanas.
No entanto, o dia 25 de Julho não trará consensos nem a harmonia desejada, mesmo com a presença do Presidente da República - Marcelo Rebelo de Sousa e outras individualidades do país.
Como é lógico, desejamos que todos os convidados sejam bem recebidos no concelho, mas como é lógico - que não se esqueçam todos de interceder por Ovar porque o concelho precisa de uma discriminação positiva especial que se transforme num investimento ambicioso que revitalize a economia, o comércio e a indústria locais. 



Ovar: situação de calamidade pública condiciona circulação

Imagem retirada da Página Rádio Comercial




Nenhum comentário:

Postar um comentário