domingo, 26 de julho de 2020

Poderá tornar-se o Peixe-Aranha na nova coqueluche gastronómica de Esmoriz?

O mote está lançado pela Associação de Amigos da Praia Velha que está rendida ao sabor do Peixe-Aranha. Durante séculos, houve um estigma contra este peixe que, camuflado sob a areia, picava os banhistas que se achavam à beira-mar sofrendo dores intensas, embora ficassem saradas ao fim de algum tempo.
Como é lógico, o Peixe-Aranha tem de ser tratado previamente, o que implica a remoção dos espinhos venenosos e da cabeça. No entanto, o sabor da sua carne branca é apelativo, e conjugado com arroz de tomate ou uma caldeirada, fica simplesmente delicioso!
Se esta opção vai singrar ou não, é algo que ainda terá de ser observado. 
Noutros tempos, chegou-se igualmente a abordar a possibilidade de se apostar na enguia como produto típico da cidade de Esmoriz e da própria Barrinha, todavia fizeram-nos notar que esta espécie já é uma especialidade em algumas terras do nosso país, nomeadamente na Murtosa. Por isso, a aposta parece que agora se virou para outra espécie.
Nos dias 8 e 9 de Agosto, 10 restaurantes de Esmoriz irão aderir ao Fim de Semana Gastronómico do Peixe-Aranha, tendo sido convidados para esse efeito pela Associação de Amigos da Praia Velha. Se desejar provar esta iguaria, basta que, naqueles dias, visite um destes dez restaurantes/espaços e peça uma ementa que integre aquele peixe: A Grelha, Casa Vitó, Choquinhos, Linha de Sabores, O Barco, O Luciano, Petiscos e Companhia, Petisqueira Kika, Praia Velha e Taberna do Paulinho.
Se nunca provou, experimente agora!




Direitos da Foto: Associação de Amigos da Praia Velha

Nenhum comentário:

Postar um comentário