quarta-feira, 29 de julho de 2020

Camarinhas com propriedades anti-cancerígenas

De acordo com o Jornal Público e o OvarNews que citam uma investigação em curso por parte da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, as camarinhas possuem um extracto que ajuda a inibir a proliferação de células cancerígenas. 
O estudo está a ser desenvolvido pelas investigadoras Aida Moreira da Silva e Maria João Barroca que, em várias experiências realizadas em linhas celulares de cancro do cólon, sublinharam o facto de o extracto obtido a partir das folhas da camarinheira se ter mostrado inclusive "mais eficaz do que propriamente o extracto das bagas de camarinha". Caso estas conclusões surpreendentes e inéditas sejam definitivas, poderão sair daqui futuros fármacos que ajudarão a combater o cancro.
Além das suas alegadas propriedades medicinais, as camarinhas começam a ganhar um espaço interessante na gastronomia portuguesa, estando presentes em bolos, saladas de fruta e há quem agora as adicione aos iogurtes naturais. O seu sabor, embora um pouco agridoce mas refrescante, não deixa de ser uma conjugação perfeita em determinadas receitas. 
Neste momento, as camarinhas estão presentes na costa atlântica da Península Ibérica e em certas partes da Aquitânia (França), sendo quase impossível encontrá-la noutras regiões do planeta. O fruto (ou baga) é sazonal, sobressaindo mais pela altura do Verão, enquanto as camarinheiras (plantas) permanecem durante o ano. 
Na área florestal de Esmoriz, as camarinheiras costumam ter uma presença assídua.




Camarinha - Ria de Aveiro

Imagem meramente exemplificativa retirada de: http://marca.riadeaveiro.pt/o-melhor-da-regiao/gastronomia/camarinha/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário