quarta-feira, 22 de julho de 2020

MarAnimais resgata de Santo Tirso 12 animais em apuros

A Associação MarAnimais, sediada entre Esmoriz e Cortegaça, resgatou 12 cães que estavam perdidos na Serra da Agrela (Santo Tirso), depois de um terrível incêndio que causou a morte de centenas de animais que estavam naquela região. O caso mais fatídico terá acontecido num abrigo ilegal, onde 52 cães e 2 gatos morreram mesmo carbonizados, sem terem sido devidamente acudidos por parte dos responsáveis do abrigo ou das autoridades. 
No entanto, muitas associações e voluntários se ofereceram imediatamente para acolher muitos dos animais sobreviventes ao incêndio que deflagrou no concelho de Santo Tirso. A Associação MarAnimais foi uma delas. Apesar da confusão instalada no local e das dificuldades de cooperação, a entidade conseguiu resgatar 12 animais, tendo sido transferidos directamente para a clínica veterinária de forma a serem observados e medicados. A maioria dos animais encontrava-se subnutridos, cheios de parasitas, alguns cravejados de carraças, com pulgas e piolhos, com sarna e dois com queimaduras nas almofadas plantares. No entanto, já se procedeu à desparasitação e acompanhamento veterinário dos mesmos. No entanto, sabemos que já serão 19 os animais que a entidade colocou em tratamento, o que se traduz num aumento exponencial das despesas.
A MarAnimais apela, por isso, aos cidadãos para que possam acolher estes animais nas suas casas ou que, pelo menos, se tornem Famílias de Acolhimento Temporário. Existem também outras formas de ajuda que podem ser concretizadas através de:

- Donativos que podem ser feitos junto da Clínica Veterinária de Esmoriz (situada no lugar da Praia de Esmoriz, mesmo nas imediações do Monumento à Arte Xávega) ou através do IBAN: PT50  0033 0000 4544 448894305

- Rações de melhor qualidade, Júnior/Alta energia - estes patudos estão subnutridos e precisam de comida substancial e mais rica. 

- Desparasitantes internos e externos; pipetas contra moscas Pulvex

- Ração húmida cão.

- Detergentes/lixívias - os espaços da MarAnimais são lavados todos os dias

- Roupa para as caminhas - não precisa ser nova, podem ser equipamentos usados: lençóis, mantas, cobertores.

- Voluntariado - existem, neste momento, poucos voluntários no abrigo da MarAnimais!

- Divulgação dos animais através de partilhas nas redes sociais, defendendo uma adopção responsável dos mesmos.

Para mais informações, contacte: maranimais@gmail.com ou 966420449




Nenhum comentário:

Postar um comentário