segunda-feira, 29 de julho de 2019

A mudança era necessária, mas o Padre Campos merece respeito (Opinião)

O Padre Fernando Campos terminou a sua missão na Paróquia de Esmoriz, a qual havia iniciado no ano de 1971. Antes de Esmoriz, já tinha professado noutros sítios, pelo que é sacerdote há mais de meio século. O seu sacerdócio conheceu momentos altos e outros mais conturbados. Os primeiros tempos não foram fáceis e a sua aceitação teve que ser gradual, mas o padre acabaria por conquistar o respeito e a admiração de muitos esmorizenses. Bom pregador e comunicador, o padre foi sempre frontal e genuíno nas suas homilias, não deixando de apontar o caminho certo e de criticar os vícios comuns e nefastos da sociedade. Levou a sua missão até a um momento avançado de exaustão física. Mesmo com dificuldades na sua mobilidade (já quase com 87 anos de idade), o padre não deixou de servir a comunidade, e isso meus senhores, merece da nossa parte, muita consideração e respeito. A fé deste homem deve ser valorizada. Agora é altura do padre ter acesso a um merecido descanso (embora possa ainda dar algumas eucaristas em casos especiais de substituição ou recurso) e não tenho dúvidas que ajudará na adaptação (e na passagem de testemunho) do novo padre Manuel Mendes Monteiro que chega de Matosinhos para assumir a Paróquia de Esmoriz.
O mesmo respeito deve abranger igualmente todas as pessoas que trabalharam à volta do Pároco Fernando Campos ao longo das últimas décadas porque certamente deram o seu melhor para servir os crentes da freguesia. Claro que, como em tudo na vida, há divergências ou desentendimentos. Somos todos humanos, e ninguém é perfeito. Mas a gratidão (e o perdão, no caso daqueles que se sentiram indignados com alguma coisa, o que não é o nosso caso) deve fazer parte da nossa forma de estar.
Muito obrigado Padre Fernando Campos!
Seja bem-vindo Padre Manuel Monteiro Mendes. Que comece agora um novo ciclo que reforce, ainda mais, a fé desta povoação. Acreditamos nas suas capacidades que serão determinantes para que deixe igualmente um bom legado pastoral.




Imagem nº 1 - O Padre Fernando Campos merece respeito pelo seu legado pastoral, enquanto devemos desejar boas-vindas ao novo padre Manuel Mendes Monteiro. A mudança era necessária, mas a gratidão deve perdurar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário