terça-feira, 2 de julho de 2019

Esmoriz, a Cidade, alguns nomes para a memória e um desabafo para o futuro...

Esmoriz deve a sua ascensão a cidade a nomes como Hernâni de Castro, José Ferreira e Artur Ferreira da Silva, nomes que constituíam na altura o elenco executivo da Junta de Freguesia de Esmoriz. Os dois últimos conduziram o processo burocrático (etapa certamente mais difícil), tendo envidado inúmeros esforços para que Esmoriz alcançasse a elevação. Hernâni de Castro, apesar da sua frágil saúde, deu a cara, enquanto Presidente de Junta da nossa Freguesia, e proferiu um notável discurso no dia a 4 de Julho de 1993, data em que se concentraram as comemorações solenes (embora Esmoriz tivesse conseguido a sua ascensão oficial dois dias antes, a 2 de Julho).
As celebrações nesse dia veraneante de 1993 tiveram lugar essencialmente no edifício do Esmoriztur. António Maria declamou a sua poesia no restaurante anexo àquele edifício (aquando do momento para o almoço), revelando orgulho por tal feito. Por outro lado, houve ainda uma missa aberta assegurada pelo Pároco Fernando Campos no adro da Igreja Matriz de Esmoriz.
Nas cerimónias solenes, seriam ainda agraciados com a medalha de ouro de mérito da recém-nascida cidade vultos como Luís Aleixo e Saúl de Oliveira (compositor musical e letrista respectivamente) que se evidenciaram, durante décadas, na cultura local esmorizense. Também os deputados socialistas José Mota e Manuel Gameiro mereceram igual distinção dado que apoiaram entusiasticamente a causa da elevação de Esmoriz a cidade na Assembleia da República.
Esmoriz ostenta hoje um estatuto que muito nos orgulha, contudo não podemos ignorar que subsistem muitas assimetrias que devem ser urgentemente corrigidas. Por não ser sede de concelho, a capacidade de investimento de uma freguesia é naturalmente bastante inferior, pelo que não se podem fazer milagres, contudo Esmoriz tem de apresentar um planeamento urbano e cultural de forma a garantir um maior prestígio futuro. É necessário trabalhar o "amor à camisola" nos mais jovens, atraí-los para as causas associativas e para a defesa dos interesses e das tradições da cidade. É imperioso combater o alheamento social que, por vezes, é massivo e não beneficia os pergaminhos da urbe. O esmorizismo é uma mentalidade que tem de ser incutida e engrandecida em todas as gerações, em particular, nas mais novas.
Por fim, deixámos um desafio nas redes sociais, em que questionamos os cidadãos de Esmoriz sobre o melhor e o pior momento que presenciaram na terra, durante os últimos 26 anos. Também perguntámos pela "prenda" que Esmoriz deveria receber neste seu aniversário.
Se obtivermos um leque alargado de respostas, iremos publicá-las aqui.





Imagem nº 1 - Esmoriz foi cidade há 26 anos, isto é, a 2 de Julho de 1993. As celebrações oficiais estão agendadas para o próximo Domingo, dia 7 de Julho. O Arraial da Barrinha é uma festividade que assinala este marco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário