quarta-feira, 31 de julho de 2019

Guia Turístico para Invisuais, um projecto de Multimédia que avança para Lisboa

No dia 28 de Junho, decorreria o 5º Encontro Regional do Norte do Programa “Apps For Good” (“Aplicações para o Bem”) no Centro Cultural de Ermesinde (Valongo), onde estiveram presentes cerca de 65 equipas de professores e alunos oriundos da zona norte do país. 
O objectivo da iniciativa passava por descobrir, com recurso à tecnologia, novas aplicações para dispositivos móveis que favorecessem as comunidades. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz aderiu à iniciativa, fazendo-se representar por duas equipas de alunos do 12º ano do Curso Profissional de Multimédia. Estes apresentariam um projecto inédito que assentava na concepção de um pequeno guia turístico do Parque Ambiental do Buçaquinho que seria destinado especialmente aos invisuais. Esta aplicação incorporaria ainda um mapa interactivo em realidade aumentada. O projecto contou com a colaboração dos seguintes alunos: Alex Gomes, Bruno Silva, Daniel Castro, Diogo Fontes e Manuel Ye. As equipas criariam ainda uma outra aplicação que pretendia divulgar a tradição dos azulejos no concelho de Ovar, sensibilizando para a sua preservação. Esta nova funcionalidade, desenvolvida pelas alunas Ana Rita Rocha, Ana Sofia Coelho e Joana Marques, permitiria a visualização tridimensional de doze casas típicas de Ovar. 
Todavia, apenas um dos dois projectos passaria para a fase final que se realizará em Lisboa no dia 13 de Setembro, tendo sido o projecto do guia turístico para invisuais colhido mais reconhecimento nesse sentido. 
Os Professores António João Lopes e Sónia Araújo demonstraram orgulho pela originalidade e criatividade dos seus alunos. 





Direitos da Foto - Agrupamento de Escolas de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário