quarta-feira, 18 de julho de 2018

Escola Secundária de Esmoriz - Quem é ou quais são os verdadeiros culpados?

Antes demais, alerto todos os leitores, imbuídos de profundas tendências políticas, que este texto poderá não agradar a nenhum deles, mas veicula a opinião que, se requer isenta e imparcial, do seu autor. Advirto que não irei ser nada meigo para os que considero serem responsáveis pelo estado a que chegou a Escola Secundária de Esmoriz.
Como é público, a Escola Secundária de Esmoriz hoje encontra-se bastante degradada, e nunca foi alvo, nas últimas décadas, de uma intervenção estrutural. Há problemas nas canalizações, há mecanismos de segurança obsoletos, há abatimentos de pisos, tomadas e portas estragadas, enfim, uma série de contrariedades que não dignificam um estabelecimento de ensino, cujo aproveitamento, ao nível dos exames nacionais, é ligeiramente superior à da média geral.
Lamentavelmente, o Partido Social-Democrata e o Partido Socialista entraram numa guerra de palavras após terem sido aprovados os projectos de resolução (de carácter recomendativo) para a mencionada reabilitação escolar (embora com a abstenção do PS) e que haviam sido apresentados, em sessão parlamentar, por PSD, BE, CDU e CDS-PP. Como diz o ditado, "zangam-se as comadres, dizem-se as verdades", e no final, nenhum deles ficaria bem visto na fotografia, porque ambos têm altas responsabilidades no cartório.
Começando pelo Partido Socialista, é lamentável que se tenham abstido de uma votação determinante para a requalificação do estabelecimento de ensino. Até os deputados eleitos pelo partido no círculo de Aveiro não quiseram ser excepção, ao contrário do que acontecera com a votação de projectos de resolução direccionados para outras escolas, onde deputados socialistas do Porto e doutros distritos tentaram furar a abstenção generalizada da sua bancada parlamentar. É muito triste que não defendam a região que vos elegeu. A posição pouco clara do Partido Socialista (a nível nacional) neste processo torna-se mais inexplicável quando a própria Câmara Municipal de Ovar se propõe até a suportar a componente nacional para o investimento, sobrando apenas espaço para os apoios comunitários. O governo socialista cometerá um erro se não viabilizar estas obras no estabelecimento de ensino.
O Partido Social Democrata também não pode fingir-se de inocente ou vítima em todo este processo porque é praticamente tão culpado como os seus crónicos rivais. Há escolas dentro do concelho que já foram alvo de processos de requalificação e que terão sido provavelmente mapeadas em programas de apoios europeus, pelo que não se percebe porque é que a Escola Secundária de Esmoriz não foi um caso prioritário para a Câmara Municipal de Ovar. Além de mais, também não é menos verdade que o governo anterior de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas interrompeu todo um processo que estava em curso e que se propunha a modernizar os edifícios mais críticos do parque nacional escolar, onde se poderia incluir a Escola Secundária de Esmoriz.
Por outras palavras, quer-me parecer que os sucessivos executivos municipais e governos acordaram demasiado tarde para este problema.
Mas não será com divergências ou guerrinhas partidárias que irão resolver o problema. 
Só o diálogo poderá trazer luzes.
E muito sinceramente, as pessoas já estão cansadas de esperar. Não as façam perder o seu tempo em vão!



Resultado de imagem para escola secundaria esmoriz

Foto - SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário