terça-feira, 3 de julho de 2018

Nem as nuvens ousam derrubar o espírito festivo

O Arraial da Barrinha iniciou-se no passado dia 28 de Junho, e desde então, a mobilização popular à beira-mar tem sido muito forte. Mesmo com a ocorrência de pequenos aguaceiros, a verdade é que temos vindo a registar a existência de uma autêntica "assembleia social" na fase terminal poente da Avenida da Praia, aonde se concentram os tradicionais palheirinhos, tendas e o respectivo palco para os sucessivos concertos.
Se as colectividades oferecem nos seus palheirinhos toda uma variedade de refeições e serviços gastronómicos e se as tendas disponibilizam produtos de decoração e bijuteria, também não é menos verdade que a qualidade das actuações musicais tem estado igualmente à altura deste alargado evento. 
Samuel Úria, Cuca Roseta, Rao Kyao e a Banda de Reggae - Kussondulola levaram ao delírio inúmeros espectadores. A fadista portuguesa Cuca Roseta contou mesmo com uma lotação praticamente esgotada. Até mesmo os cantores da cidade, António Costa, Alberto Silva, José Reis e Rúben Pinto estiveram em bom plano na noite de ontem e contaram inclusive com uma assistência muito aceitável por parte do público, o que indicia claramente o crescimento desta festividade no decurso dos últimos anos. Hoje será a vez do animador musical, Bruno Cordeiro, interagir com a turba, prometendo entretenimento e boa disposição para todos.
De facto, quem visita por estes dias a cidade de Esmoriz vê alegria, animação, convívio, fartura e diversão. As mesas junto aos "palheirinhos" estão lotadas de cidadãos que, em férias ou depois de terem cumprido os seus horários laborais, ali se distraem, dialogando uns com os outros sobre os mais diversos temas, e provando dos mais diversos sabores que lhes são proporcionados. Ali há potencial para a criação ou reforço de amizades e até para verdadeiros momentos em família. 
Denoto igualmente que todas as colectividades se têm esforçado em servir bem os seus clientes, proporcionando várias ementas ou produtos gastronómicos (cachorros, hambúrgueres, bifanas, sandes americanas, bebidas diversas, sopas, sobremesas...). Há um sentimento claro de hospitalidade, isto é, de receber e acolher carinhosamente todos aqueles que se dirigem para aquele meio social. Não o fazem para lucrar com isso, mas para poderem terem mais um meio de financiamento para as suas actividades futuras em prol da comunidade local. E disso, nos devemos orgulhar! Esmoriz junta o útil ao agradável, e vence a dobrar!
Por estes dias, Esmoriz comemora 25 anos da sua ascensão à categoria de cidade. E nada disto seria alcançado sem suor e espírito de sacrifício das suas gentes. Afinal, não estarei a dizer nenhuma mentira quando penso que este Arraial retrata, em parte, a garra de um povo que não baixa os braços e que se empenha incondicionalmente no sonho,de dotar a nossa urbe de melhores condições sociais, culturais e desportivas. É esta ambição de emancipação e de defesa das nossas tradições que consolida a nossa evolução e que nos abre o caminho para o futuro.
Não tenhamos receio do amanhã! Todos juntos, somos e seremos mais fortes!
Segue-se agora a nossa reportagem fotográfica referente à noite do dia 2 de Julho (data que curiosamente assinala os 25 anos do estatuto citadino de Esmoriz).







































Nenhum comentário:

Postar um comentário