domingo, 8 de julho de 2018

I - Crónica sobre a Sessão Solene do 25º Aniversário da Elevação de Esmoriz a Cidade (Os Discursos)

O auditório achava-se totalmente repleto de cidadãos. Os Bandolins de Esmoriz fizeram questão de abrilhantar o início da sessão através das suas melodias tocadas de forma peculiar. 
No entanto, o dia era de discursos e de homenagens. Comecemos pelas intervenções dos protagonistas que se sentariam na mesa solene. 
Carla Mesquita, Presidente da Assembleia de Freguesia de Esmoriz, prestou uma verdadeira homenagem às colectividades devido ao facto de estas manterem bem vivas as tradições da nossa cidade. Recordou ainda a longa amizade mantida com a ville de Draveil, fazendo alusão às celebrações do 28º aniversário da geminação entre Esmoriz e Draveil. Não seria de estranhar que uma delegação daquela urbe francesa estivesse presente nas celebrações. Aliás, a Madame Nelly David, mesmo com os seus 92 anos de idade, não faltou a este momento único (ela que fora uma das grandes impulsionadoras da geminação e dos laços construídos entre aquelas duas terras) e, mesmo não saindo da plateia, foi imediatamente reconhecida e aplaudida pela restante multidão que fez questão de estar presente. Um momento bonito, sincero e espontâneo!
Por seu turno, Pedro Braga da Cruz, Presidente da Assembleia Municipal de Ovar, recordou toda a evolução e o trajecto de Esmoriz ao longo dos tempos, concluindo que esta terra fez por merecer o estatuto de cidade. Realçou a qualidade das suas gentes bem como a pujança económica da urbe. 
Seguiu-se a intervenção do representante de Draveil, Patrick Barranco, que felicitou Esmoriz pelos seus vinte e cinco anos de estatuto citadino, e que recordou que a amizade entre Draveil e Esmoriz nunca fraquejou, tendo sempre se tornado mais forte e sólida com o passar dos anos. Patrick confessou inclusive que todos os membros da delegação francesa se sentiam em casa quando visitavam a nossa cidade. 
Depois de Patrick, foi a vez de António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, que começaria por prestar tributo a todos os antigos presidentes de junta e autarcas que haviam servido a nossa cidade. Nesse contexto, acabaria por particularizar o caso de Manuel Ferreira (o qual viria então a ser homenageado mais à frente), antigo presidente da junta de Freguesia de Esmoriz durante a década de 80, que viria a ser responsável pelo nascimento de vários equipamentos na vila (estatuto da terra na altura em questão). Feitas estas considerações, Bebiano recordou o salto qualitativo que a cidade deu nos últimos anos. O autarca recordou o início das intervenções no Esmoriztur, o rejuvenescimento da Barrinha de Esmoriz, a construção de um mercado novo na Praça dos Combatentes, as reabilitações urbanas na área nascente da cidade (nomeadamente em Gondesende e no Campo Grande), a criação da Universidade Sénior de Esmoriz e de gabinetes de apoio a nível social, entre outros feitos em que o executivo da Junta desempenhou um papel decisivo. O presidente esmorizense recordou o marasmo que chegou a ser visível em anos anteriores à eleição desta equipa para assim fazer uma espécie de contraste ou comparação com a realidade actual. Bebiano acusou ainda as forças da oposição de terem chumbado uma medida que previa uma maior descentralização no concelho, no decurso da derradeira assembleia municipal. Situação que terá originado alguma indignação nas hostes socialistas que assistiam à sessão solene. Ainda assim, António Bebiano não deixou de saudar alguns avanços no que diz respeito aos próprios intentos de descentralização, relembrando que o reforço do actual protocolo de competências atribuído à junta vem favorecer essa tendência. O presidente saudou ainda todos os representantes de Draveil e assume o compromisso de manter bem acesa a chama que une as duas terras.
Por fim, foi a vez de Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, fazer uso da palavra. O edil distribuiu rapidamente elogios pelos membros da delegação de Draveil, não hesitando em dirigir-se a estes em francês. Salvador salientou que Draveil é amigo de Esmoriz, e que todos os seus representantes eram sempre bem vindos à nossa cidade e ao município de Ovar. No que diz respeito à cidade de Esmoriz, o edil não admite que coloquem em causa o seu "esmorizismo" (o seu amor pela cidade) e desmente o cenário de que a cidade se encontra parada ou definhada. Dentro deste contexto, relembrou projectos importantes para a urbe no decurso dos últimos anos, nomeadamente o Parque Ambiental do Buçaquinho (embora reconheça que esta obra seja do seu antecessor Manuel Oliveira), a requalificação da Barrinha de Esmoriz e o início do processo de reabilitação do Esmoriztur. A cidade tem vindo a receber muito, na sua perspectiva. O autarca reconhece ainda assim algumas falhas nomeadamente na rede viária, contudo deixou bem explícita uma crítica - "só não erra quem não faz nada" (uma afirmação forte que também poderá não ter sido do agrado de alguns cidadãos que assistiam na plateia) e alertou que não é fácil intervir em vários arruamentos em simultâneo, dadas as burocracias. O autarca afirmou que muitas das infraestruturas básicas já se encontram em boas condições, servindo assim a comunidade. No seu entender, a descentralização cultural, a redução de impostos municipais e a implementação de um plano de urbanismo são os principais desafios do futuro para a edilidade. 
Todas as intervenções foram aplaudidas, umas mais outras menos, pelo público em geral.
Feitos estes discursos, chegaria a altura de homenagear os melhores da cidade, aqueles que se evidenciaram ao mais alto nível, orgulhando assim os seus pergaminhos.




Imagem nº 1 - Auditório cheio para ouvir os protagonistas da Sessão Solene.
Foto da nossa autoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário