domingo, 28 de julho de 2019

Comissão de Melhoramentos de Esmoriz apresenta novo roteiro turístico

Foi apresentado neste sábado à noite o novo roteiro turístico da cidade de Esmoriz. Cerca de 100 cidadãos compareceram no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz para conhecer a nova "relíquia" da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz. Trata-se de uma publicação com cerca de 60 páginas que descrevem mais de 40 espaços da cidade que reivindicam pertinência histórica, cultural ou social. Assim os visitantes da nossa terra, provenientes das mais diversas regiões, poderão aceder a uma ferramenta bastante útil de orientação por um valor simbólico.
O evento foi, em simultâneo, uma tertúlia ou um encontro cultural visto que contou ainda com concertos da autoria (individual ou colectiva) de José Reis (que cantou Esmoriz com o seu estilo característico), de Rui Tavares (musicou sonetos de Florbela Espanca), do Grupo de Baladas Nostalgia (que entoou músicas clássicas), de Artur Ferreira da Silva (que surpreendeu pela positiva através da sua guitarra clássica) e do Grupo Capas Negras (que encerrou as actuações com os tradicionais fados de Coimbra).
Houve também momentos destinados à recitação de poesia. E aí Agostinho Fardilha, Eva Estrela, Pedro Henriques, Francisco Pinho e César Santos estiveram em bom plano, declamando versos relacionados com Esmoriz e as suas tradições.
O evento mereceu igualmente a cobertura da Rádio Voz de Esmoriz, além de ter suscitado inúmeros elogios por parte dos espectadores presentes que enalteceram a originalidade da iniciativa, bem como a diversidade musical proporcionada. 
Recorde-se que este foi o primeiro roteiro (não confundir com os recorrentes guias turísticos ou flyers) a ser elaborado sobre a cidade, não existindo muitos documentos destes no próprio distrito de Aveiro aludindo a outras localidades.
Na noite do evento, foram vendidos duas ou três dezenas de roteiros (pelo que apuramos cada exemplar custava apenas 2 euros e meio). Os cidadãos que estiverem interessados em adquirir este trabalho devem dirigir-se à secretaria da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, sita no edifício da Junta de Freguesia de Esmoriz, ou a algumas papelarias da urbe que, em breve, receberão alguns exemplares. 
Seguem-se agora fotos presentes na página da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz.




Imagem nº 1 - Artur Ferreira da Silva, antigo presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, esteve em grande plano, munido da sua guitarra clássica.




Imagem nº 2 - Agostinho Fardilha, Presidente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, conduziu a apresentação do evento e leu igualmente alguns poemas. Foi um dos principais mentores do roteiro turístico então concebido.





Imagem nº 3 - Alguns roteiros turísticos sobre a Cidade de Esmoriz exibidos numa mesa.





Imagem nº 4 - José Reis demonstra sempre um grande orgulho quando canta temas de Esmoriz.





Imagem nº 5 - Rui Tavares utilizou o seu próprio estilo original (canto e guitarra) e musicou sonetos de Florbela Espanca (vulto da Literatura que havia passado por Esmoriz entre os anos de 1924-1927) com grande classe.





Imagem nº 6 - O Grupo de Baladas Nostalgia interpretou músicas clássicas de grande valor sentimental.





Imagem nº 7 - O poeta Francisco Pinho também leu alguns dos seus versos sobre Esmoriz e a Barrinha.





Imagem nº 8 - César Santos recordou poemas antigos de Saúl de Oliveira e Sidónio Ramos sobre as tradições de Esmoriz, e fê-lo sem ler qualquer esboço ou rascunho, já que havia memorizado tais versos há vários anos.





Imagem nº 9 - O Grupo Capas Negras cantou, com requinte, os tradicionais Fados de Coimbra.





Imagem nº 10 - Eva Estrela e Pedro Henriques leram, em conjunto, um longo poema sobre a identidade e a história da cidade de Esmoriz.

Um comentário:

  1. EU Antonio da Silva Gomes Pergunto será que não é possível a Radio Voz de Esmoriz, Uma vez por Semana se possível aos Sábados, transmitir no programa do José Carlos passar umas musicas do nosso CONTERRÁNO Artur Ferreira da Silva. Talvez uma grande parte das nossas Gentes, não tenham conhecimento dos seus dotes Musicais e não só como um Ex-Autarca da Cidade dê Esmoriz muito ou brigado.

    ResponderExcluir