segunda-feira, 29 de julho de 2019

Jardim Âncora D'Ouro, prós e contras da nova coqueluche situada junto à Praia de Esmoriz (opinião)

Foi inaugurada com pompa circunstância a nova faceta do Jardim Âncora D' Ouro, no passado dia 27 de Julho, no âmbito das celebrações do Dia do Município. Um dia que foi igualmente bastante especial para o 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz - Valdemar Rodrigues Silva - que viria a receber na missão solene a Medalha de Mérito Municipal de Prata. Uma condecoração justa que homenageia um excelente profissional que serviu, de forma empenhada, a comunidade de Esmoriz durante várias décadas.
No entanto, o nosso texto irá centrar-se essencialmente na inauguração da nova configuração do Jardim ou Parque do Âncora D'Ouro que justificou um investimento de 112 mil euros por parte da autarquia de Ovar. E aqui encontramos pontos fortes e pontos discutíveis.
Começando pelas potenciais desvantagens, salta-nos à vista a falta do "verde". Há muito areal junto aos tapetes introduzidos, e pouca vegetação. É certo que foram ali colocadas algumas plantações, mas será que irão singrar? Será que estas merecerão os respectivos cuidados em esforços de manutenção futura? Por outro lado, a iluminação do local ainda não é a melhor, pelo que se recomenda uma revisão desta situação.
No que diz respeito às vantagens, o parque oferece equipamentos de lazer para adultos, crianças e cães. Há estruturas que fomentam a prática desportiva e a diversão dos mais novos. E a novidade de um recinto canino é algo que muito nos agrada - os cães têm um espaço de barreiras (para exercitarem os seus saltos) e acesso a água (mediante a presença de uma torneira que deve ser accionada pelos donos). E isto contribui para que o parque alcance uma dimensão original, incluindo tudo e todos - pessoas das mais diversas faixas etárias e animais de estimação.
Por outras palavras, o parque rejuvenescido assume uma concepção estética razoável, mas do ponto de vista funcional, é um exemplo a seguir.
Mas como em tudo, é necessário que as entidades públicas cuidem do espaço e não o deixem numa situação de desleixo (este parque já sofreu deste problema de esquecimento colectivo em anos anteriores). Como é lógico, também o civismo da população será determinante, ajudando a preservar a integridade deste parque e sugerindo, quando necessário, eventuais melhorias.









Nenhum comentário:

Postar um comentário