terça-feira, 2 de julho de 2019

Janita Salomé trouxe "o vinho e as rosas", o Arraial garantiu a boa disposição e o convívio social

O Arraial da Barrinha encheu-se de multidões neste passado fim-de-semana. Não foi nada fácil para muitos arranjarem lugar de estacionamento na área urbana envolvente às festividades, e depois, nem sempre era um dado adquirido arranjar uma mesa para que todos pudessem saborear as mais diversas ofertas gastronómicas. Efectivamente, Esmoriz vivia um dos momentos mais belos do ponto de vista social. Famílias que aproveitaram para confraternizar, amigos que se reencontraram, novos laços de amizade que se criaram. Em suma, palavras de boa disposição ecoavam pelas mesas. Os colaboradores das colectividades não tiveram mãos a medir, ao anotar e servir sucessivas ementas. A azáfama social era tanta que muitos dos rostos, com os quais nos deparamos, não pareciam ser sequer de pessoas conhecidas da cidade, o que indicia a possibilidade de termos aqui visitantes das mais diversas regiões do país, além de alguns estrangeiros (embora em evidente minoria).
Pelo corredor central, improvisado por entre as mesas e respectivos bancos, a circulação encontrava-se naturalmente condicionada, tal era o mar de gente. 
Neste nosso relato, não podemos igualmente esquecer as tendas de artesanato, tecidos e artigos de decoração que mereceram relevante atenção por parte dos visitantes que decerto aproveitaram para adquirir ali alguns produtos. 
Lá ao fundo de tudo, já no limite poente da Avenida da Praia, tínhamos o palco, e neste passado Domingo, Janita Salomé, cantor alentejano, engrandeceu através da sua voz as tradições portuguesas, e citou por várias vezes, as "rosas" e o "vinho", duas palavras que estão muito presentes nos seus temas. Janita declamou musicalmente poemas de autores como Manuel Alegre, Natália Correia, Manuel da Fonseca ou Carlos Mota de Oliveira. Também se inspirou em nomes como Luís Vaz de Camões e Bocage. Centenas de pessoas se aproximaram do palco para o ouvir cantar. Foi, sem dúvida, um bom concerto que também fez passar importantes mensagens sociais. 
O Arraial da Barrinha prossegue com novos concertos e iniciativas, terminando apenas no próximo Domingo.






Imagem nº 1 - Janita Salomé proporcionou um bom serão em Esmoriz.
Direitos da Foto - Ana Paula





Imagem nº 2 - A afluência expressiva às refeições disponibilizadas nos palheirinhos/tasquinhas das colectividades tem constituído uma realidade inequívoca.
Direitos da Foto - Comissão de Melhoramentos de Esmoriz






Vídeo nº 1 - O rescaldo das festividades verificadas no passado Domingo em vídeo.
Direitos do Vídeo: Página do Arraial da Barrinha no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário