domingo, 28 de julho de 2019

Rubrica Perspectivas Descomprometidas (Tema II - Os direitos devem passar também pelos animais? )


Os direitos devem passar também pelos animais?


Estamos em pleno século XXI e há mais consciência em relação aos animais e à natureza, fruto também das maldades que o ser humano faz ao seu próprio lar.
Mas, esta temática, não tem sido só debatida, neste século. Não é algo assim tão novo.
Já no século XIX se poderia falar em leis dos direitos dos animais. Uma das primeiras leis aprovadas foi em 1822, no Reino Unido, porque o gado era transportado doente e, depois de vários protestos implementaram uma lei de defesa dos animais.
Mais recentemente, a própria UNESCO já consagrou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1978. Não estamos, portanto, a tratar de algo que só «apareceu» agora. Aliás, esta declaração é mais velha do que eu.
O ser humano tem vindo a destruir o planeta. Não são os animais, os culpados.
É bem verdade, que por esse mundo fora, seres humanos não respeitam e violam constantemente os direitos humanos. Inclusive, isto conduz à morte de muitos inocentes.
O Homem é egoísta, egocêntrico, mas tem direitos e, claro, deveres. Mas o que há a ressalvar aqui, é que tem direitos. Podemos argumentar que muitos não têm. Sim, é verdade, mas os direitos humanos estão legislados. Que devemos estar contra e tentar fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar quem não é respeitado, é um facto, só que, os animais não têm voz.
Nem é sequer tentar humanizar os animais, embora haja quem o faça, conquanto, sim, saber que não os devemos maltratar. Por exemplo, se alguém adoptar um animal de estimação, deve cuidar bem dele. Ou, não será justo, a pessoa ser responsabilizada pelos maus tratos a esse animal?
As questões que se devem colocar são as seguintes: os animais também sofrem, eles também têm sentimentos? Claro, que sim. E mais, o ser humano é também um animal entre os animais.
Os animais também sonham e pensam; a diferença está no tipo de pensamento. Enquanto nós, pensamos de forma reflexiva, porque temos uma linguagem apoiada em termos abstractos; eles, possuem um pensamento prático, mas isto, não invalida que não pensem ou que não sejam sencientes
Como os animais, aqueles, que possuem o tal pensamento prático, não se podem queixar, teremos de ser nós animais humanos, a fazê-lo. Eles não podem gritar por ajuda. Nós somos os únicos com a inteligência e a capacidade para mudar isso.
E a velha história de o Homem dominar sobre todas as coisas, nota-se bem o resultado. Notemos, as vidas que o ser humano destruiu e não destrói só a vida de outros seres humanos. Muitas espécies se extinguiram por culpa nossa, outras correm esse risco e, não, não digam que não tem importância. Entendam de uma vez, que na nossa Casa Comum, a Terra, não estamos independentes, todos fazemos parte dessa casa e todos estamos interligados. E mais, mais depressa a Terra sobreviveria sem nós do que sem eles. Até porque nós estamos cá há muito menos tempo, certo?



Rubrica da autoria de Ana Roxo
Poetisa e Escritora de Contos natural de Esmoriz
17 de Julho de 2019




Resultado de imagem para animais

Imagem meramente exemplificativa retirada do Site Deco Proteste

Nenhum comentário:

Postar um comentário