quinta-feira, 4 de julho de 2019

“Moçambique Precisa de Nós”, uma campanha solidária repleta de êxito

No passado dia 28 de Maio, os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, supervisionados pelo comandante Artur Jorge, carregaram os dois contentores de ajuda humanitária que se destinarão agora até Moçambique. Dois contentores foram assim colocados nos correspondentes camiões, num processo que teve lugar nos armazéns traseiros da Empresa Jacinto situados na rua Abade Pinheiro.
No âmbito da campanha solidária "Moçambique precisa de nós", os nossos soldados da paz conseguiram angariar 24 toneladas de bens essenciais, de entre os quais, podemos destacar os seguintes produtos e respectivas quantidades: arroz (1500 kg), bolachas (1300 kg), massas (500 kg), iogurtes (5790 kg), material pré-hospitalar (1900 kg), roupa diversa (8500 kg), livros (700 kg), produtos de higiene (500 kg), mesas (500 kg), etc.
Os dois camiões dirigiram-se, de forma imediata, até ao porto de Leixões, decorrendo posteriormente um transporte naval até Moçambique, mais concretamente à província de Sofala, onde a cidade da Beira decerto agradecerá todo este apoio humanitário.
Contactado pelo jornal "A Voz de Esmoriz", Nélson Gomes, Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, confidenciou ter estado em Moçambique durante 15 dias, e sentiu-se emocionado com aquele povo africano, frisando a sua humildade. Nélson relembrou que esta foi a única a corporação do país a organizar uma notável recolha naquele âmbito, embora se deva enaltecer igualmente o apoio dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, de algumas empresas, câmaras municipais e ainda das comunidades que acabaram por aderir ao repto, cedendo muitos alimentos e materiais. Por seu turno, Artur Jorge, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, que seria também sondado pelo jornal citado, acrescentaria ainda que “esta operação jamais interferiu, em momento algum, com a operacionalidade dos bombeiros".
Recorde-se que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz promovera então uma grande campanha solidária durante os últimos três/quatro meses, tendo assim recolhido vários bens que serão agora entregues a quem mais necessita. Efectivamente, é de enaltecer esta iniciativa, dado que várias necessidades dos irmãos moçambicanos serão supridas, após terem sofrido o impacto terrífico e cruel dos ciclones Idai e Kenneth. 
Sabemos entretanto que ontem, dia 3 de Julho, zarpou do Porto de Algeciras em Espanha (isto depois de ter estado presente numa primeira etapa no porto de Leixões) o porta-contentores que leva as 24 toneladas de ajuda humanitária para Moçambique (mais particularmente para o porto da Beira), estando prevista a sua chegada no dia 30 de Julho.





Direitos da Foto - Comissão de Melhoramentos de Esmoriz




Direitos da Foto - Comissão de Melhoramentos de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário