quarta-feira, 17 de julho de 2019

Verão cinzento não favorece um comércio dinâmico

O mês de Junho foi considerado o mais frio dos últimos 9 anos. No mês de Julho, as temperaturas aumentaram, contudo o clima manteve-se incerto. Ultimamente temos constatado que as temperaturas amenas não têm proporcionado um verdadeiro Verão, fazendo com que a mobilização popular não seja assim tão forte como nos anos anteriores, e por conseguinte, isso repercute-se no comércio local com uma facturação menos expressiva. Já recolhemos testemunhos nesse sentido.
Exceptuando os fins-de-semana e as noites festivas do Arraial da Barrinha (este mega-evento trouxe enchentes à cidade!), a verdade é que, à semana, a tranquilidade costuma imperar nas zonas da cidade com potencial turístico.
Para muitos comerciantes, os meses de Agosto e Setembro passam agora a constituir a principal esperança de forma a que possam rentabilizar os seus negócios de restauração.
Recorde-se que a concorrência aumenta naturalmente nesta época do ano com a abertura de novos negócios, o que faz com que a receita seja mais fragmentada ou repartida. Isso pode ser facilmente constatado na área à beira-mar.
Em breve, nos finais de Julho, irá realizar-se o Sound Waves, e em Agosto, teremos as Festas em honra de Nosso Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem. Esperemos que o clima ajude e faça com que os estabelecimentos comerciais consigam desfrutar de novas enchentes.
De forma a atraírem mais gente, os donos dos estabelecimentos privados (caso tenham disponibilidade financeira para tal, o que infelizmente não é para todos!) devem atrair mais dj's, músicos, bandas e artistas ou realizarem actividades/iniciativas originais, mas as entidades públicas devem igualmente promover, em força, o nome de Esmoriz lá fora. É certo que alguma coisa já está a ser preparada nesse sentido, mas convenhamos, a cidade tem potencial para fazer frente a um Verão menos apelativo.
Esmoriz tem de estar no mapa turístico do Distrito de Aveiro porque tem uma praia excelente, um parque paisagístico de uma magnificência rara no país, isto além de ser a capital da tanoaria.



Resultado de imagem para verão cinzento

Nenhum comentário:

Postar um comentário