terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Correio do Leitor - 3 artigos, 3 perspectivas!

Texto Nº 1


Junta de Freguesia, em Esmoriz, é “coisa que não há” mas, pelo que nos foi dado observar, é “coisa que vai haver”.

No escaparate da Junta de Freguesia, em local recatado, para não dizermos com toda a propriedade, em local escondido, lá está o edital, subscrito pelo cabeça de lista do PSD, força política vencedora das últimas eleições, a anunciar que vamos ter a tal tomada de posse no dia 8, sexta feira, pelas 21 horas.

E, propositadamente, ou não, para mais e melhor desviar a atenção do edital “desejado”, na porta principal, fora do escaparate, alguém colocou um edital da Câmara de Ovar, que pelo local escolhido, está a “pedir” que seja retirado, rasgado, e mandado para a edilidade vareira.

Brincadeira tem hora e o Carnaval para Ovar já deve chegar de brincadeira.

Não sabemos quem o lá colocou. Mas, é de admitir que alguém de Ovar chegou e insultou Esmoriz, com a escolha do local.

Mas, se foi a ex-presidente que assumiu o acto, está perdoada, pois, infelizmente, não “sabe o que faz”, e a Ovar apresentamos o nosso pedido de desculpa.

E por que o acto de posse está agendado, vamos lá estar para ver.

Esperamos não termos de escrever a contar e a dizer que “fomos ao circo”, pois a ex-presidente, que de há muito devia ter percebido, que perdeu as eleições, por que 2.701 Esmorizenses tiveram outra escolha, e que Esmoriz não pode, nem deve parar, anda por aí a dizer que vai agendar a tomada de posse, mas não diz quando nem para quando, e diz o que diz sem se aperceber que se encontra “fora de prazo” e que o que lhe vai acontecer, por que não quis ser colaborante, é ser “despejada” do cargo e das instalações.

Isto, que por cá está a acontecer, é mau de mais para se sofrer.

Texto de Florindo Pinto
(Também publicado em OvarNews e no blog Ovar Novos Rumos) 


Cópia de Posse da Junta 1.JPG

Imagem nº 1 - Florindo diz que a razão está do lado do PSD, no âmbito das polémicas eleições e da consequente tomada de posse.


Texto nº 2 


A cidade de Esmoriz tem sido desrespeitada. Esmoriz foi construído ao longos dos anos por homens e mulheres que se entregaram à causa publica. Nos últimos meses o nome da nossa cidade foi noticia sucessivamente pelos piores motivos. A 13 de Janeiro foram necessárias eleições intercalares para trazer novamente dignidade à nossa cidade. Os Esmorizenses decidiram democraticamente mudar de protagonistas à frente da Junta. Hoje as maiores vitimas do arrastar propositado da tomada de posse dos novos órgãos são os Esmorizenses todos. Gostaria de relembrar que Esmoriz não tem presidente de junta de freguesia há alguns meses, ao invés tem apenas uma comissão administrativa com poderes legais muito limitados. O António Bebiano (e a sua equipa) venceram as eleições, mas até hoje estiveram impossibilitados de trabalhar em prol da cidade.A instalação dos novos órgãos já podia ter acontecido há vários dias. O actual estado da cidade aliado à limitação de competências legais da actual Comissão Administrativa exigia tal decisão. Mas tal não aconteceu....deixaram-se "queimar" todos os prazos.Na próxima sexta feira, por iniciativa do cabeça de lista da lista mais votada (António Bebiano) e de acordo com a lei, vai ser realizada finalmente a instalação dos novos órgãos pelas 21.00 na junta de freguesia de Esmoriz. Relembrando o passado recente, recordo que nas ultimas autárquicas a eleição aconteceu a 11 de Outubro de 2009, mas os respectivos resultados oficiais só foram publicados em diário da republica a 11 de Março de 2010! Contudo o sentido de responsabilidade autárquica e o respeito pela democracia fez com que a tomada de posse em 2009 fosse marcada poucos dias depois do acto eleitoral e não seis meses depois!Chega de desculpas. Os vencedores das ultimas eleições foram escolhidos pelos esmorizenses para governar a cidade. Não devem permitir que o anterior executivo continue a prejudicar os esmorizenses. Não podem permitir mais o arrastar deste desgoverno! http://dre.pt/pdf1s/2010/03/04901/0000201062.pdf


Texto de Henrique Araújo



Imagem nº 2 - Henrique Araújo e o PSD Esmoriz/Ovar lamentam a inércia da Comissão Administrativa.
Foto extraída da Página Oficial da Candidatura do PSD Esmoriz no Facebook


Texto nº 3

Não é bem um artigo, mas sim antes um aviso do nosso leitor Manuel António Cruz que ainda relembra as consequências mais recentes do terrível temporal, referindo:

"Sem energia eléctrica e com chuva, esta é a situação no túnel sob o caminho de ferro..."



Foto enviada por Manuel António Cruz


PS: Também você, aí em casa, pode enviar os seus textos para: cuscodeesmoriz@hotmail.com 

3 comentários:

  1. O jornal da terra... O jornal que envergonha Esmoriz!

    ResponderExcluir
  2. O Malho pode ser excessivamente crítico, mas também diz muitas verdades. É claro que ninguém é obrigado a corroborar a perspectiva do autor. Só que desta feita, penso que os três textos em cima foram bem construídos.
    Importa ainda ressalvar que o Malho é o único jornal a funcionar regularmente em Esmoriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querem ver que não quiseram dar posse a quem ganhou as eleioçõe ( que já deveria ter acontecido) e agora quem as paga é o MALHO, que só diz a verdade desta vez, saibam perder e saibam ganhar, até SEXTA FEIRA ÁS 21H00, lá estaremos, continua assim FLORINDO porque se não fosse o malho não sei o que seria de ESMORIZ

      Excluir