quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tudo começou há 1 ano...


O Pré-Cusquices

Corria o dia 21 de Fevereiro de 2012, quando um jovem rapaz de 23 anos andava de bicicleta com um grande amigo seu, o Sr. Rui Monteiro, um homem natural de Espinho mas residente em Esmoriz. Normalmente, o meu pai também dava umas voltas com a sua bicicleta, mas naquele dia estava doente e, por isso, só eu e o meu amigo Rui efectuamos o habitual trajecto matinal desde Esmoriz até Espinho. Não sei se ele está a ver isto lá em casa, mas foi, nessa manhã, que ele me convenceu a criar um blog qualquer para divulgar o meu trabalho e ocupar um pouco do meu tempo já que tinha terminado os meus estudos universitários e agora estava no desemprego, cenário que actualmente afecta mais de 40% dos jovens licenciados.
Mas eu não sabia o que havia de criar, até que se fez na luz na minha cabeça e eis que decidi criar um blog sobre a minha terra e outras coisas que entretanto me chamassem à atenção. 
Refira-se que Rui Monteiro não faz parte da nossa equipa (com muita pena minha), mas ajudou-me a tomar uma decisão, da qual eu não me arrependo.


O nome do blog

Mas que nome iria dar ao novo blog? Inicialmente, pensei atribuir o nome de Correio da Manhã Esmorizense, mas tal designação não soava lá muito bem. Tinha que ser um nome que chamasse mais à atenção e eis que optei pelas "Cusquices de Esmoriz". Cusquices porque o meu progenitor, embora sendo uma boa pessoa, é um coscuvilheiro fantástico e geneticamente herdei essa qualidade. Aliás, o Vasco da Gama e o Pedro Álvares de Cabral tinham que ser cuscos para descobrir a Índia e o Brasil respectivamente, certo? Ser cusco é procurar descobrir a verdade, logo só pode ser uma virtude. 
Afinal, bem vistas as coisas, todos somos um pouco cuscos. Faz parte da nossa natureza. A diferença é que eu não tenho problemas em admiti-lo. Eh eh eh



Porquê o anonimato? 


Porque não queria chocar com ninguém em concreto. Não criei este Site para alimentar perseguições ou criticar determinadas pessoas. Nada disso. O blog tem como prioridade promover a Cidade nos quatro cantos do Mundo. Por vezes, a crítica (construtiva) também faz parte da vida e, sem ela, ninguém vai a lado nenhum. O anonimato deve-se ao facto de não querer conflitos com ninguém. É um direito que me assiste, visto que nunca insultei ninguém em concreto. Por isso, gosto de respeitar e ser respeitado.


A Irmandade


Em poucos meses, criamos uma equipa de sucesso que trabalha gratuitamente em prol de Esmoriz. Para além do empenho do Cusco de Esmoriz, importa ressalvar a colaboração dos novos membros que me cederam informações úteis. 
O Casagrande, de feitio difícil, é uma pessoa que não pode com os políticos. É capaz de fazer escândalos na praça pública contra as injustiças sociais. Mas é um bom amigo e um excelente informador.
A Senhora da Cafeína, viciada em cafés (não consegue viver sem eles), é uma jóia de pessoa. Muito trabalhadora que ela é, embora tenha passado por algumas dificuldades recentemente derivadas da difícil conjuntura actual.
A Moralista é uma pessoa bastante discreta. Ela desempenha um papel fulcral e consensual na nossa Paróquia. Vital para a educação dos seus alunos, ela colabora na preparação do futuro da Cidade, ensinando os comportamentos adequados aos mais jovens.
O Barrinhólogo, um grande homem, cuja longevidade rima com o amor que nutre pela Natureza.
Todos eles permanecerão no anonimato (podem tentar adivinhar, mas eu não vou confirmar nem desmentir rigorosamente nada). Eles também são beneméritos desta cidade.



Experiência mais feliz


Sem dúvida, o concurso que visou apurar o esmorizense do ano (o Sr. Eng. Jacinto Oliveira), a instituição (os Bombeiros Voluntários de Esmoriz) e o órgão comunicação social (Cusquices de Esmoriz) do ano de 2012. Infelizmente, como estou desempregado e não quero revelar a minha identidade, não lhes posso oferecer condecorações, mas a sua vitória está aqui registada e foi seguramente consagrada pelos esmorizenses que votaram no concurso. Mais, tivemos várias centenas de votos e as visualizações (directas e indirectas) terão chegado à ordem dos milhares. Foi um tremendo sucesso, mas para o ano, creio que será melhor, pois o trabalho de divulgação continuará. Somos cada vez mais lidos...



Balanço do Primeiro Ano


Não podia ser melhor e eu explicarei os factos que atestam este tremendo sucesso. Nos dois ou três meses iniciais, confesso que era difícil atingir as 1 000 visualizações mensais, mas acreditava que, com a devida promoção (via Facebook e comentários propagandísticos nos fóruns electrónicos dos principais jornais do país) atrairia mais gente. Contudo, previa que, ao fim dum ano, atingiria, de forma optimista, um número entre as 20 000 ou 25 000 visitas, nem que tivesse de fazer textos inovadores. Pois bem... O céu foi o limite! Chegamos às 52 000 visitas, mas tal não foi fruto do acaso, foi sim fruto de inúmeras leituras, deslocações ao terreno (Barrinha, Rio Lambo, Caminhadas pela cidade...) e de reflexões constantes. Neste momento, temos mais de 500 textos publicados. Os comentários (nunca censurei nenhum!) no blog chegam aos 581... 
O Cusco de Esmoriz é já uma imagem de marca, embora não seja concorrente de ninguém, pois as rivalidades nunca beneficiaram esta linda cidade. Todos podemos unir-mo-nos e lutar para que Esmoriz cresça!



Expectativas para o Futuro


Não tenho uma bola de cristal nas minhas mãos, nem sei deitar cartas de tarôt como a Maya, mas sei que procurarei, enquanto posso, dar o meu melhor por Esmoriz. Sei que posso a qualquer momento arranjar um emprego (é algo que eu também desejo!) e isso obviamente me retirará tempo, o que levará à publicação de menos textos,  mas desistir é algo que não quero fazer, pois penso que as pessoas respeitam o trabalho que tenho desenvolvido em prol de Esmoriz.
Quanto ao jornal electrónico, é algo que poderei concretizar, mas neste momento, não o farei. Creio que o Jornal Voz de Esmoriz e o Malho Tanoeiro já complementam essa necessidade. Não faz sentido um terceiro jornal, nem eu quero fazer-lhes concorrência. Mas ninguém sabe o dia de amanhã e se Esmoriz ficar sem jornais, então aí poderei avançar com um jornal electrónico, mas espero que esse dia não aconteça, pois a Voz de Esmoriz e o Malho Tanoeiro têm ainda um longo caminho a seguir e espero que continuem a honrar, com qualidade e sabedoria, os compromissos históricos que têm para com a população. Aliás, não nos podemos esquecer que estes jornais, tendo em conta a versão electrónica como a impressa, atingem, ao final dum ano completo, dezenas de milhares de visualizações. O mesmo podemos dizer doutros órgãos de comunicação social credíveis que continuarão a merecer a leitura dos esmorizenses: OvarNews, Praça Pública, Diário de Aveiro, EsmorizPortugal (este último concede-nos um reportório fotográfico bastante apelativo).


O novo blog para Publicidade Gratuita


Criamos ainda um novo blog, destinado a promover negócios, causas sociais e eventos culturais/desportivos em Esmoriz. Não cobramos rigorosamente nada. Neste momento, e ao fim de 2 meses, estamos perto das 800 visualizações. Não é muito, mas estudamos formas de atingir resultados mais vistosos no futuro. Para já, votem nas sondagens que aí se encontram e caso tenham algo a promover, contactem-nos via cuscodeesmoriz@hotmail.com.

O que eu mudaria em Esmoriz

É verdade que há projectos bastante interessantes em curso (Novo Parque do Buçaquinho, ciclopista, regeneração urbana), mas eu gostaria de ver quatro coisas a acontecer, durante os próximos 5 anos: 

1- Reabilitação do EsmorizTur (só acredito quando finalmente estiver em funcionamento). Já foi projectado, mas ainda não se passa nada!
2- Ponte de Madeira sobre a Barrinha, aproveitando a expansão do passadiço de Paramos e iniciando a criação dum novo em Esmoriz (dado o estado degradante do actual). A ligação irá ser feita com uma ponte, tendo para isso que existir entendimento entre os Municípios de Espinho e Ovar.
3- Novas Mesas de Voto na Praia e em Gondesende.
4- Bairro Social para os Pescadores.

Festejos

Como eu vou comemorar? Com a minha equipa. Vamos jantar no nosso "mosteiro" (local privado para não sermos descobertos). Aqui não precisamos de pedir factura! Eh eh eh (estou a brincar). Olhem, posso desde já dizer-vos que eu vou comer uma valente refeição! É sempre bom estar rodeado de pessoas que sempre se pautaram pela competência e humildade.




Imagem nº 1 - O pôr do Sol em Esmoriz.
Foto da autoria de Xavier Reis retirada de: http://olhares.sapo.pt/por-do-sol-esmoriz-foto2439686.html

2 comentários:

  1. Olá
    Um muito bom post que....tem tudo!
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas

      Agradeço imenso a sua presença neste fórum. É vital a existência de comentadores, pois a troca de impressões é sempre importante.

      Abraço

      Excluir