quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Grupo Etnográfico de Esmoriz

Como sempre, é justo ressalvar o trabalho desempenhado pelas colectividades da nossa terra. São elas que trazem alegria e concedem uma identidade específica à nossa Cidade.

Grupo Etnográfico de Esmoriz 


O Grupo Etnográfico de Esmoriz foi formado em Fevereiro de 1983 com o objectivo inicial de ajudar nas obras da Capela de Gondesende.
Começou por actuar para uma festa a favor das Missões.
Porém, só a 27 de Setembro de 1984 é que este grupo oficializou a sua fundação, ficando então constituído definitivamente.
Com a sua sede em Gondesende, o Grupo Etnográfico de Esmoriz preserva ainda hoje o mesmo objectivo desde a sua formação, que passa por transmitir usos, costumes, danças e cantares dos seus antepassados. Assim sendo, cedo desenvolveu um trabalho de pesquisa com vista a reconstituir fielmente os trajes utilizados nos finais do século XIX. 
Portadores dos mais belos trajes e responsáveis por danças e cantares inigualáveis, o Grupo Etnográfico de Esmoriz, participou já em diversas manifestações culturais e em festivais nacionais e internacionais dos quais podemos destacar um Magusto organizado pela RTP a 11 de Novembro de 1983, o 1º Encontro de Folclore Vareiro em Ovar, execução de danças tradicionais nos festejos do 30º aniversário da elevação de Esmoriz a Vila, realização da 1ª Exposição Artesanal Regional, organização anual do festival de Folclore de Esmoriz, organização de um Museu Etnográfico, entre outros eventos.
Como seria de calcular, o Grupo Etnográfico de Esmoriz não se limitou a actuar apenas dentro dos limites da fronteira nacional e actuou também, por duas vezes no país vizinho. Essas actuações tiveram lugar no 1º Festival Folclórico por La Paz, em Múrcia, e no Festival da Feira do Vinho em Ponferrada-Leon.
Considerado como Instituição de Utilidade Pública, o Grupo Etnográfico de Esmoriz conta, hoje em dia, com cerca de 40 componentes, está inscrito no INATEL, como CCD, e é ainda membro efectivo da Federação do Folclore Português.
Em relação a prémios podemos destacar dois grandes. O primeiro foi a Medalha de Ouro da cidade de Esmoriz, em 2001, em reconhecimento do trabalho realizado por este grupo a favor da mesma. O segundo foi a Tenda de Prata. Este prémio foi atribuído pelo Clube de Campismo do Porto. Como forma de agradecimento e reconhecimento de toda a animação prestada pelo Grupo Etnográfico de Esmoriz ao Parque de Campismo de Esmoriz, decidiram atribuir-lhes este prémio.
Sempre com o intuito de fazer um retrato exacto dos usos e costumes dos seus antepassados, o Grupo Etnográfico de Esmoriz tem como património, além dos seus trajes, utensílios das diversas actividades e industrias de Esmoriz.


Este texto foi extraído da Página Oficial do Esmoriz Portugal no Facebook



Imagem nº 1 - Grupo Etnográfico de Esmoriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário