terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Os grupos de defesa da Barrinha de Esmoriz/ Lagoa de Paramos estão a crescer

1- O Movimento Cívico Pró-Barrinha


O Movimento Cívico Pró-Barrinha, liderado pelo carismático Arménio Moreira (desde 2000!) e apoiado pelos incansáveis Dr. Rubim Silva e o Dr. Augusto Marinho (e sua mulher, Maria José), tem crescido bastante, em termos de visibilidade, nos últimos tempos. Depois da criação da página oficial do Movimento no Facebook (já com mais de 300 seguidores, ao fim de 3 meses!) e dum site próprio (radicado no Yola), certo é que o Movimento já tem novas ideias em mente, de entre as quais, uma eventual reformulação da exposição, de forma a atrair mais visitantes. Como já é do conhecimento público, as instalações do MCPB foram alvo da fúria do temporal que se fez sentir em 19 de Janeiro. As "janelas superiores" foram mesmo derrubadas pela ventania que se abateu sobre a nossa terra e restante país. Por isso, este terá sido o mote para uma nova acção que irá estender-se ao plano interno da exposição. Algumas ideias estão a ser discutidas, embora permaneçam em segredo, de forma a surpreender os futuros visitantes. 
O Movimento tem ainda intensificado a pressão junto da Câmara Municipal de Ovar para as questões inerentes ao passadiço. Como se sabe, o passadiço em Esmoriz ficou praticamente soterrado aquando do ciclone, algo que mereceu uma nova chamada de atenção aos vereadores de Ovar. Por seu turno, Arménio Moreira tem lutado incansavelmente pela ligação, via passadiço, entre Esmoriz e Paramos, reabilitando a antiga ponte de madeira que aí existia, mas para isso sabe que tem de conseguir um consenso entre o Município de Ovar e o de Espinho.
Recorde-se ainda que o Movimento assumiu novamente funções a partir de 2012, contando com geólogos, biólogos, engenheiros, arquitectos, historiadores, advogados nas suas fileiras. A notícia da sua tomada de posse saiu em vários jornais (impressos ou electrónicos): Voz de Esmoriz, Praça Pública, Diário de Aveiro e OvarNews.


Vitórias conseguidas para a Barrinha, através da pressão do Movimento nos últimos 12 anos:

  • Remodelação e Ampliação da ETAR de Paramos
  • Extinção da ETAR de Cortegaça
  • Criação duma Exposição, de entradas livres, como meio de Sensibilização
  • Colocação de saneamento em algumas partes do Concelho da Vila da Feira
  • Abaixo Assinado que conseguiu atrair a visita de António Guterres e José Sócrates, primeiro ministro e ministro do ambiente respectivamente na altura
  • Criação de Sites 
  • Apoio à Requalificação do Buçaquinho.


Imagem nº 1 - Arménio Moreira deixou uma obra muito importante em termos de defesa da Lagoa.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


Em seguida, deixo algumas das imagens mais lindas, extraídas a partir dos sites do Movimento Cívico Pró-Barrinha:



Imagem nº 1 - A Barrinha de Esmoriz - uma imagem paradisíaca.
Foto da autoria de Rubim Silva



Imagem nº 2 - A ligação entre a Barrinha e o mar.
Foto da autoria de Rubim Silva


Imagem nº 3 - Dique fusível.
Foto da autoria de Rubim Silva



Imagem nº 4 - Outra perspectiva sobre a lagoa.
Foto da autoria de Rubim Silva



Imagem nº 5 - Não é bela a nossa lagoa?
Foto da autoria de Rubim Silva


Se desejar obter mais informações ou até colaborar com este Movimento consulte então os seguintes sites:




2- Grupo "Salvem a Barrinha de Esmoriz"
"Sauvez le lagon de Esmoriz"


Este grupo é, em parte, virtual. Sou um dos administradores deste grupo, graças ao convite que me foi endereçado gentilmente por Juliano Silva, outro jovem que tem dado o seu melhor em prol da lagoa. Aqui também intervêm personalidades respeitadas da região tais como Victor Sousa (e as suas magníficas fotos) e Augusto Sousa (que tem colocado alguns artigos e estudos recentes sobre a sua reabilitação). Neste preciso momento, o grupo tem 1088 membros e mantém alguma actividade desde os inícios de 2010. É também uma página bastante visitada que já incorpora algumas fotos e ficheiros. Muita gente conhecida da nossa Cidade pertence a esse grupo notável, talvez o maior (ou um dos maiores) da nossa terra, em termos de grupos de redes sociais.
Aproveito de novo para extrair determinadas imagens magníficas que podem ser observadas neste grupo.



Imagem nº 6 - A Barrinha de Esmoriz em 2010.
Foto adicionada por Juliano Silva no Grupo.


Imagem nº 7 - O Mar e a Barrinha em contacto.
Foto adicionada por Juliano Silva no Grupo.


Imagem nº 8 - A Barrinha quando está aberta ao mar, alcança baixos níveis de profundidade.
Foto adicionada por Juliano Silva no Grupo.


Imagem nº 9 - Uma autêntica barra!
Foto adicionada por Juliano Silva no Grupo.


Imagem nº 10 - Outra perspectiva sobre a Barrinha.
Foto adicionada por Juliano Silva no Grupo.


Imagem nº 11 - Uma gaivota sobrevoa o espaço.
Foto da autoria de Victor Sousa


Imagem nº 12 - As gaivotas na mini-lagoa frente à Barrinha de Esmoriz.
Foto da autoria de Victor Sousa


Se gostaram também deste grupo, podem segui-lo ou aderir em: http://www.facebook.com/groups/109698055723599/ - Página do Grupo no Facebook.



Conclusão


Por fim, espero que as autoridades competentes estejam mais atentas. Pensam que eu me esqueci das obras "devidas" pela Sociedade Pólis? Nem que dure mais 200 anos, que eu não me vou calar. Até posso ficar um velho caquéctico ou um velho do restelo. Não contem com o meu silêncio. Temos que defender o que é justo. E sei bem que não sou o único! Um bem-haja ao sr. Arménio Moreira, ao sr. Rubim Silva, ao sr. Juliano Silva, ao sr. Victor Sousa e a todos os outros que ainda continuam a manter intacto o sonho da reabilitação da lagoa. 
Ah e já que estamos a falar de ambiente, para quando a instituição do rio lambo enquanto zona verde ou área protegida? Fica aqui o nosso desafio!



Imagem nº 13 - O Rio Lambo também não pode ser esquecido!
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz

2 comentários:

  1. Olá
    Parabéns em quem teima em defender a Barrinha; gente com nome e gente anónima que também tem dado o seu contributo a esta causa.
    Vamos ver que surpresas o futuro nos reserva e que contributo a esta causa irá dar a «nova Junta de Freguesia» e as pessoas ilustres que dela fazem parte!

    Excelentes fotos.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Agradeço, desde já, os teus elogios ;). Sim, está na altura de darmos valor a quem tem feito alguma coisa pela Barrinha. É verdade que a tendência hoje é só para falar dos políticos (que pouco ou nada oferecem à comunidade) e esquecemo-nos destas pessoas que já fizeram alguma coisa e que merecem ser reconhecidas!

      Os melhores cumprimentos

      Excluir