quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Correio dos Comunicados Políticos - A CDU defende a demissão do actual governo e congratula-se pela vitória da população de Cortegaça que não viu afinal a sua praia a ser desclassificada




   Comissão Concelhia de Ovar   

Nem mais um dia deste governo



A Comissão Concelhia de Ovar do PCP reuniu no dia 14 de Fevereiro para proceder à análise política nacional e local com a participação do camarada Carlos Gonçalves, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e responsável da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP.




Situação política nacional


Na reunião foi salientado que é visível o desastre nacional provocado pelo governo do PSD/CDS-PP com a sua política de saque da população em geral em favor da banca, da especulação e do grande capital sob as ordens da troika ocupante - o FMI, a UE e o BCE - do memorando com eles subscrito pelo PSD, CDS-PP e PS e das suas sucessivas revisões.


A dívida pública não para de crescer, já ultrapassa os 120% do PIB; o défice real, sem as trapaças contabilísticas do governo ultrapassa os 6%; o desemprego atinge níveis astronómicos, 16.9% ; na prática, mais de um milhão e 500 mil trabalhadores estão desemprego. O Governo nega a estes Portugueses o direito de participar na criação de riqueza do país e a possibilidade de adquirir os rendimentos necessários para a sua vida. São homens e mulheres, empurrados para o drama de uma vida sem perspectiva e esperança no futuro.


O desemprego jovem é ainda mais assustador, com 40% dos jovens em situação de desemprego. Uma verdadeira catástrofe. A geração mais qualificada da história do país está a ser dizimada pela brutalidade e insensibilidade do governo do PSD/CDS-PP apostado em tudo e todos sacrificar para satisfazer os apetites vorazes e insaciáveis dos grandes grupos económicos e da banca especuladora.


A Economia afunda-se menos 3,8% no final de 2012. As pequenas e médias empresas são afogadas no mar das dificuldades, com dezenas de milhar forçadas a encerrar as portas em todos os sectores de actividade económica; tudo para que os lucros do grande capital e da banca não parem de crescer. Lucro parasitário, que resulta da pilhagem da economia e não do seu crescimento e desenvolvimento.


O que está a acontecer no país não é um acidente, pois o governo do PSD/CDS-PP sabe perfeitamente o que está a fazer. E para continuar, tenta mascarar os seus objectivos com ilusões e manobras de mistificação. O primeiro-ministro Passos Coelho acena com a miragem de 2014 como o ano da recuperação, porque já não pode utilizar o ano de 2013, como fez anteriormente. 


O "regresso aos mercados" é a grande encenação montada recentemente; a recuperação estaria aí, foi anunciado profusa e triunfantemente pelo governo e os seus propagandistas. Não foram necessários muitos dias para se perceber que o "regresso aos mercados" foi o retorno à especulação financeira e não o regresso ao desenvolvimento, ao emprego e ao bem-estar.


Simultaneamente, agrava-se a nossa dependência face à União Europeia que, de forma arrogante e em crescendo, procura condicionar o nosso destino. Uma UE cada vez mais dominada e ao serviço dos grandes países, com a Alemanha em primeiro lugar, como é exemplo o Quadro Plurianual da União Europeia (2014-2020) recentemente acordado, que esmaga o antes tão aclamado princípio da convergência entre países e regiões, acentuando, pelo contrário, a divergência e as injustiças.


A UE, de promessa de progresso para o nosso país, apresenta-se agora como um fardo que o governo de Berlim empurra para as costas dos outros.


Resumindo, a prova está feita. Não é preciso esperar que tudo fique pior, como, infelizmente, parece ser o caso do PS, que se recusa a reconsiderar a sua posição, rompendo de forma clara e resoluta com o governo e com o memorando da troika, que em má hora subscreveu.


É urgente mudar. Há políticas alternativas, como o PCP tem apresentado. E a primeira medida para essa política é demitir o governo do PSD/CDS-PP, interromper a sua política e dar a voz ao povo.




II

Situação política local



1 - A Comissão Concelhia considerou uma grande vitória da população de Cortegaça, o recuo que o governo foi forçado a fazer da sua pretensão de desclassificar a Praia de Cortegaça como Praia Urbana em sede de revisão do POOC


O grande impacto do comunicado que os comunistas de Cortegaça distribuíram à população, alertando e apelando à sua vigilância e mobilização, certamente que contribuiu para este desfecho positivo. É necessário, no entanto, que todos se mantenham atentos para que a salvaguarda da Praia de Cortegaça seja devidamente acautelada no referido documento.


2 - O PCP acompanha com profunda preocupação as consequências da acção do mar, que tem provocado diversos estragos na Praia do Furadouro. As autoridades e o governo do PSD/CDS-PP não podem fugir às suas responsabilidades, pois nos últimos anos, votaram ao esquecimento as obras de defesa da costa, atitude que tem de ser revertida imediatamente. A este propósito, convém relembrar a quase completa nulidade do deputado do CDS-PP na AR, (que é residente local) em defesa dos interesses do concelho, optando pela conivência com as más práticas políticas e administrativas do PSD e CDS/PP em detrimento da população.


3 - Os comunistas de Ovar expressam a sua firme oposição à intenção do governo de aplicar portagens na A29 entre Maceda e Miramar. O PCP considera que o que urge é a retirada dos pórticos que já desfiguram a A29, penalizando os seus utentes, os residentes e a economia da região, assim como das regiões vizinhas que a A29 atravessa.


Neste âmbito, o PCP apela à mais ampla participação na acção de protesto e reivindicação que a Comissão de Utentes da A29 vai realizar no próximo dia 1 de Março.


4 - O PCP acompanha com consternação as tristes peripécias à volta do Hospital Dr. Francisco Zagalo e manifesta o seu apoio aos trabalhadores do hospital, que se organizaram em defesa dos seus direitos e dos bons serviços públicos de saúde que devem ser prestados à população.


5 - A Comissão Concelhia de Ovar do PCP manifestou ainda o seu apreço a todos os militantes e activistas do PCP e da CDU que asseguraram a candidatura e a campanha da CDU nas eleições intercalares de Janeiro em Esmoriz.


6 - Finalmente, eleitos e activistas da CDU do concelho participarão no Encontro Distrital de Eleitos e Activistas da CDU, no próximo dia 1 de Março em Aveiro.


Este Encontro poderia ter lugar no Auditório e Loja do Posto de Atendimento Turístico do Furadouro, onde já ocorreram diversas iniciativas da CDU e do PCP, a última das quais, o comício com o camarada Francisco Lopes, candidato do PCP a presidente da República, nas eleições presidenciais de 2011.


Surpreendentemente, depois de uma demora de mais de duas semanas para responder ao pedido de cedência das instalações, o executivo do PS da Câmara Municipal decide negar o referido auditório, ignorando toda a prática passada e escudando-se, desta vez, numa norma do regulamento de cedência, que impede o uso das instalações para "Reuniões político-partidárias"!


O PCP condena firmemente a postura da Câmara Municipal, que não é séria, em face dos antecedentes referidos, explicando-se mais pelo sectarismo para com o PCP, já revelado em outras ocasiões recentes.


O PCP lamenta e repudia ainda que o Executivo Municipal tenha inserido a norma referida no Regulamento de Utilização e Cedência do Auditório, o que representa um vexame atentatório do regime democrático, que tem no seu núcleo as iniciativas político partidárias como constituintes essenciais.


Ovar, 17 de Fevereiro de 2013

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário